Cachoeirinha, 09/05/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
17/04/2009 - Redes de colaboração mantêm profissionais de TI atualizados
VOLTAR  
Os profissionais da área da Tecnologia da Informação (TI) devem estar atentos às redes de colaboração para trocar experiências, aprender e reaprender conceitos que inspirem a criação de novos programas e processos. Esta é a tese de Silvio Meira, professor da Universidade de Pernambuco, especialista em internet e redes sociais e um dos criadores do parque tecnológico urbano Porto Digital.
"Para participar das redes é preciso estar interessado em transmitir seus conhecimentos e fazer novas conexões", defende Meira, que palestrou no evento Criatividade, Inovação e Empreendedorismo numa Sociedade em Rede, promovido pelo Sistema Fiergs por meio do Programa de Capacitação Estágio Empreendedor IEL-RS com apoio do Sesi-RS.
Espaço para inovar e dinheiro para financiar novos projetos existem. Nos últimos anos, o gasto médio das empresas com TI triplicou, e tudo indica que esta proporção aumentará. Os incentivos à inovação estão cada vez maiores, especialmente após a explosão da crise econômica internacional. "As empresas estão mais propensas a mudar e assumir riscos", explica Meira.
A internet e os computadores ainda têm muitos caminhos para avançar. Dos princípios traçados para uma rede mundial em 1968, diversas metas não foram atingidas, como acesso automático em qualquer dispositivo e em qualquer lugar, 24 horas por dia. Os computadores evoluíram um bilhão de vezes em sua capacidade entre 1965 e 2005. Especialistas estimam que aumentará na mesma proporção nos próximos 25 anos.
"Temos que estar atento não apenas ao que acontece agora, mas ao que está por vir nos próximos cinco anos, sob o risco de sermos surpreendidos", alerta Meira. A atualização por redes também significa sobrevivência para todos os tipos de profissionais. Afinal, o trabalho humano que puder ser desenvolvido por softwares tende a ser dispensável - e as empresas não hesitam em trocar pessoas por máquinas se isso der mais resultado. Meira diz que a melhor forma de os profissionais se adiantarem às inovações é permanecerem atentos aos sinais e às mudanças ao seu redor. Para isto, vale trocar experiências pelas redes e procurar descobrir novos usos para as tecnologias. "Passamos pela era do surgimento dos computadores, da conectividade e hoje estamos no momento da percepção e do entendimento do universo da rede", disse.





  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1587981
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269