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04/01/2009 - Agas lança campanha sobre cesta da Capital
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A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) lança amanhã uma campanha para combater o estigma de que a cesta básica de Porto Alegre é a mais cara do País. Os anúncios da entidade irão mostrar que a lista de produtos e as quantidades calculadas mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) são maiores na Capital gaúcha, o que justifica o valor total ser mais elevado. "Nosso mercado é um dos mais competitivos do País e por isso não nos cabe o título de cesta básica mais cara", ressalta o presidente da Agas, Antônio Longo.
Um estudo desenvolvido pelo Departamento Econômico da Agas, que avaliou somente os números divulgados pelo Dieese, indica que em fevereiro os preços unitários dos produtos da cesta básica de Porto Alegre são em média 8,59% menores que os da capital paulista. "Isso significa dizer que se as quantidades utilizadas na análise da cesta de São Paulo fossem iguais às utilizadas em Porto Alegre, o valor do conjunto de itens básicos da capital paulista seria 8,59% mais caro do que o dos porto-alegrenses", explica Longo. Segundo o levantamento da entidade, oito dos 13 itens que compõem a cesta são mais baratos em Porto Alegre do que em São Paulo.
Para o dirigente, mais importante do que comparar o valor total da cesta básica, seria observar o reajuste aplicado mensalmente ao conjunto de produtos. "Como supermercadista, me preocuparia muito no mês em que Porto Alegre deixar a primeira posição, pois como tem mais produtos do que outras regiões, naturalmente tem que vender mais caro", afirma. Além disso, os dados da Agas apontam que se a pesquisa do Dieese utilizasse uma unidade de cada um dos 13 produtos apurados nas 16 capitais analisadas, Porto Alegre apareceria na sétima colocação entre as mais caras.
A pesquisa da Cesta Básica Nacional, realizada mensalmente pelo Dieese em 16 capitais, acompanha a evolução dos preços de 13 produtos de alimentação, assim como o gasto mensal que o trabalhador teria para comprá-los. Esta cesta seria suficiente para o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta, contendo quantidades balanceadas de proteínas, calorias, ferro, cálcio e fósforo. Os itens e as quantidades estipuladas são diferenciados por região, de acordo com as características dos hábitos alimentares. Além disso, a pesquisa utiliza as marcas mais mencionadas por proprietários de estabelecimentos comerciais, escolhidos em um levantamento com trabalhadores a respeito de seus locais de compras.


Wal-Mart investirá R$ 1,6 bilhão no País em 2009

"O Brasil vai continuar crescendo, nós vamos continuar investindo e a crise econômica no mundo um dia vai terminar." A afirmação otimista foi feita ontem, no Recife, pelo presidente nacional da rede de supermercados Wal-Mart, Hector Nuñez. Ele informou que a rede teve um faturamento de R$ 17 bilhões no País em 2008, o que representou um crescimento de 17,1% em relação ao ano anterior. "Um crescimento maior do que a média mundial, que foi em torno de 6%", afirmou, ao antecipar que "2009 será um bom ano".
Na avaliação do executivo, a crise não chegou ao setor no País. "O que há é um momento de turbulência, de incerteza", observou ao lembrar que comparado a outros países emergentes, "a posição do Brasil é privilegiada". "O Brasil não é blindado, mas vai crescer este ano entre 1% e 2%", disse ele.
Os investimentos chegarão a R$ 1,6 bilhão, este ano, no País, com a abertura de 90 lojas e geração de 10 mil postos de trabalho, com a expansão de todas as bandeiras da rede - Maxxi, Sam's Club e Todo Dia, além do Bompreço. Deste total, o Nordeste ficará com R$ 450 milhões, com a construção de mais de 30 lojas e a criação de 2,5 mil empregos. Ao fazer um balanço da presença dos cinco anos da empresa no Nordeste, desde que adquiriu a rede Bompreço, Nuñez informou que neste período os investimentos na região totalizaram R$ 1,2 bilhão. "O Nordeste superou as expectativas, a experiência na região é absolutamente fantástica", afirmou, ao destacar os programas sociais do governo federal que aumentaram a renda da população pobre nordestina. Ele também mencionou as farmácias da rede, que no Nordeste somam 123 unidades - Farmácia Bompreço e Farmácia Todo Dia - como fatores positivos para o bom desempenho da empresa.






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