A Movelsul 2010, que ocorre de 22 a 26 de março de 2010, em Bento Gonçalves, foi lançada semana passada em Bento Gonçalves, durante a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil 2009). O presidente da Movelsul 2010, Marcelo Haefliger, gerente de exportações da Multimóveis, afirma que, mesmo com as turbulências geradas pela crise financeira mundial, as expectativas para a edição de 2010 são excelentes. "Continuamos com nossa ocupação em mais de 90% da feira, com uma lista de espera de mais de 80 empresas. Obviamente com atenção ao que o mercado vai apresentar nos próximos dias", diz.
O termômetro para tanto otimismo está na Fimma 2009, que encerrou-se na sexta-feira com um volume de negócios que deve superar, em alguns setores - como máquinas e matérias-primas - em 20% a edição anterior. Em 2007 o volume de negociações foi de US$ 280 milhões. "Dizemos que a Fimma planta e a Movelsul colhe, ou seja, o fabricante busca a tecnologia na Fimma e investe em seus produtos para mostrar na Movelsul", explica Haefliger.
Da mesma opinião, o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Henrique Bertolini, diretor de marketing da Bertolini, ressalta a oportunidade para a rede moveleira de ver novas tecnologias e sistemas, além de lançamentos de matérias-primas. "Isso traz um ar de otimismo. O momento da economia mundial é preocupante, mas temos que ter cautela e acreditar que a partir de junho teremos uma retomada em relação à normalidade", afirma. "A Movelsul 2010 será numa época muito boa, está havendo investimento do produtor de móvel, porque ele está acreditando na inovação e agregando design ao produto", completa o dirigente do Sindmóveis.
Entre as novidades da próxima edição da Movelsul dentro da área internacional está o encontro anual das revistas moveleiras do mundo, que contará com a presença de 17 jornalistas da International Alliance of Furnishing Publications (IAFP). A associação representa uma aliança de veículos de mídia que representa o segmento moveleiro de 17 países, entre eles China, Itália e Estados Unidos. Recentemente recebeu um novo integrante, a Romênia. "Será a primeira vez que esta aliança de revistas estará no Brasil, e será na Movelsul", adianta o presidente.
"Para a divulgação da Movelsul 2010, a presença da IAFP será bastante positiva, já que os encontros do grupo ocorrem sempre nas maiores feiras de móveis do mundo, o que gera notícias internacionais antes e depois dos encontros", completa Haefliger.
A direção do evento também ampliou a divulgação internacional da feira. Já esteve em Cingapura e em países da Europa (Alemanhã, França e Inglaterra), e deve visitar ainda a Espanha, além do México, Oriente Médio e China. Segundo Haefliger, além de promover a Movelsul no exterior as viagens são uma oportunidade para divulgar o design brasileiro.
Principalmente fora do Brasil há um clima de apreensão dos compradores por causa da crise internacional, mas também se observa uma oportunidade para conhecer o móvel brasileiro. "Os compradores de fora sabem que precisam diversificar suas compras, ainda mais neste período".
A Movelsul Brasil, importante feira do setor moveleiro e referência para lojistas e importadores de diferentes países, entra, em 2010, em sua 17ª edição. Considerada a maior feira de móveis da América Latina, sua primeira edição ocorreu em 1977. A feira acontece a cada dois anos. Em 2008, teve 430 expositores de 10 estados brasileiros e recebeu cerca de 34 mil visitantes de 58 países. O volume de negócios chegou a US$ 270 milhões.
|