A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) prepara a realização de um concurso para incrementar o seu quadro de funcionários. Deverão ser contratados 87 trabalhadores das mais diversas funções como, por exemplo, marinheiros fluviais, mecânicos, eletricistas, pintores, entre outros.
A SPH é a autarquia estadual responsável pela administração e exploração dos portos de Porto Alegre e de Pelotas e pela manutenção das hidrovias navegáveis integrantes da Bacia do Sudeste. Se não houver empecilhos, o concurso será realizado ainda no primeiro semestre deste ano e a convocação do pessoal na segunda metade de 2009.
O diretor-superintendente da SPH, Gilberto Cunha, argumenta que, para cumprir a meta de aumentar o uso das hidrovias no Estado, é necessário realizar dragagens e sinalizações. "Para isso é preciso um aumento de pessoal", defende Cunha. Atualmente, a SPH possui um quadro de funcionários formado por cerca de 180 pessoas.
Na semana passada, foi aprovado o Projeto de Lei 20/2009 que prorroga por um ano 52 contratos emergenciais, autorizados pela Lei 12.795, para a SPH. Pelo texto, a prorrogação tem validade de um ano e os contratos serão rescindidos na medida em que forem efetuadas as nomeações decorrentes do concurso público.
Também na semana passada, foram concluídos os serviços de dragagem para manutenção do calado oficial (17 pés) no Canal do Furadinho, um dos principais canais de acesso ao Terminal de Santa Clara (em Triunfo), após a obtenção das licenças de operação do órgão ambiental e autorização da Marinha do Brasil.
De acordo com Cunha, os serviços foram executados com equipamentos, pessoal e recursos da SPH. A dragagem se desenvolveu num trecho de 200 metros de extensão do canal, com 50 metros de largura e 6 metros de profundidade referidos ao zero hidrográfico.
Segundo Cunha, com o término dos trabalhos no Canal do Furadinho, as embarcações que têm demanda para o Terminal de Santa Clara voltam a utilizar sua capacidade de transporte de carga, que vinha sendo reduzida por medida de segurança. O próximo segmento a ser dragado é o
rio Gravataí.
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