Cachoeirinha, 09/05/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
19/03/2009 - Lula admite redução no preço da gasolina
VOLTAR  
Os preços da gasolina poderão ser reajustados para baixo, contanto que não afetem os resultados da Petrobras, nem o superávit primário, de acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que a questão precisa ser analisada em reunião entre a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia. "Tem que ver qual é a possibilidade de fazer isso sem causar nenhum problema com a Petrobras, nenhum problema ao superávit, porque a Petrobras contribui muito com o superávit primário do governo. Com tranquilidade, vamos discutir esses assuntos", afirmou Lula.
O presidente visitou ontem o terminal de regaseificação de GNL (gás natural liquefeito), na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que também esteve presente, voltou a dizer que a política de preços da estatal é de longo prazo. "Nós não vamos repassar no mercado brasileiro, nem quando o mercado tiver um surto de preços altos, nem quando tiver um surto de preços baixos", salientou Gabrielli. Segundo ele, é preciso ter uma relação entre o mercado internacional e o brasileiro, mas que "leve em conta os preços internacionais, os preços brasileiros, o câmbio, o mercado futuro do petróleo e o mercado futuro de derivados". "Essa é a nossa política em seis anos", explicou.
O presidente da Petrobras disse ainda que as distribuidoras são livres para comprar derivados de quem quiserem, podendo importar, porque o mercado brasileiro é aberto, com mais de 250 distribuidoras. "Elas podem importar como queiram. A Petrobras tem uma distribuidora que possui 35% do mercado, que é a BR Distribuidora, mas 65% do mercado não pertencem à Petrobras", concluiu.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a exploração de petróleo da reserva de Tupi, na Bacia de Santos, pode atrasar. Lula ressaltou a importância de desenvolver tecnologia brasileira para atender ao crescimento da Petrobras. Ele informou que por conta da dependência de tecnologia estrangeira, pode haver atraso no início das operações na área de Tupi, na Bacia de Santos.
A previsão inicial era que o primeiro óleo de Tupi fosse retirado em cerimônia no dia 1 de maio, mas a sonda responsável, segundo o presidente, "ainda está em Cingapura, está um bocado atrasado". Tupi é considerada uma megarreserva de petróleo, com um volume estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris. O óleo está em uma área muito profunda, sob uma camada de sal, abaixo do
leito marinho.






  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1587886
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269