Faltando pouco mais de 15 dias para o término do benefício que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em veículos novos, as concessionárias gaúchas estão comemorando os resultados dos últimos dois meses, que registraram o maior volume de vendas de toda a história. A expectativa é de que o governo prorrogue a medida até junho, a fim de melhorar o desempenho da indústria brasileira, que na terça-feira passada se deparou com o anúncio de queda de 3,6% no PIB no quarto trimestre de 2008.
De acordo com Paulo Siqueira, vice-presidente da San Marino, revendedora Fiat, a medida que garante carros novos com um preço mais baixo que o encontrado antes da crise deve ser estendida, mesmo que não apresente as mesmas alíquotas atuais. "Mesmo antes de saber que houve uma queda do PIB, já imaginávamos que ia ser prorrogada. Agora penso que é inevitável, mas talvez não apresente as mesmas características que hoje estão vigentes", declara. A concessionária apresentou um crescimento de 20% nas vendas diretas ao consumidor final em janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, somando no bimestre 720 veículos zero quilômetro vendidos.
Se depender das revendedoras, o pacote precisa ser adiado, no mínimo, até junho, para que realmente se possa garantir a sobrevivência da indústria. Para Elton Pfeifer, gerente comercial da Panambra, concessionária Volkswagen, não só as revendedoras esperam a manutenção das alíquotas reduzidas, mas também os fabricantes dos componentes. "Ainda não recebemos confirmação sobre o assunto, mas apostamos na renovação, porque isso deve manter a cadeia de automóveis ativa", observa. A Panambra registrou no bimestre alta de 25,2% em relação ao ano passado com a venda de 626 carros novos no período. A Ribeiro Jung, revendedora Ford, diz que janeiro e fevereiro apresentaram um crescimento de 63% frente a 2008. O gerente Fernando Silva, avisa, no entanto, que consumidor não pode ficar esperando pela renovação do benefício. "Quanto mais tempo durar melhor, pois hoje o preço do carro está excelente", ressalta.
|