Cachoeirinha, 09/05/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
11/03/2009 - Regionalismo presente na maioria das indicações
VOLTAR  
O levantamento permite observar que os consumidores estão condicionando sua fidelidade a produtos e serviços ao atendimento de suas exigências. Foram entregues certificados às empresas e às organizações mais lembradas e preferidas de 100 setores e das categorias especiais Grande Marca Gaúcha e Preservação do Meio Ambiente.
No evento, apresentado pelo diretor-comercial do JC, Luiz Borges, o diretor-presidente Mércio Tumelero lembrou a importância do levantamento para a tomada de decisões empresariais, especialmente em momentos como os vividos hoje pelo mundo. "O trabalho que o JC e a QualiData entregam aos senhores constitui importante ferramenta de trabalho para os profissionais do meio empresarial. Trata-se de um material de alta confiabilidade. Que os senhores façam as devidas leituras desses resultados".
Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, diretor da QualiData, agradeceu ao Jornal do Comércio, nas pessoas de Tumelero, de Borges e do diretor de expansão, Salimen Júnior, "por acolherem o projeto Marcas de Quem Decide"; e aos empresários "pela disposição em responder ao longo questionário da pesquisa". Explicou a metodologia aplicada na investigação, mostrando e interpretando os dados de cada categoria.
A Cadica Companhia de Dança fez a apresentação de abertura, numa fusão do flamenco com ritmos gaúchos e a beleza do tango, da salsa e do samba, entre outras danças universais.


Como tudo começou

A pesquisa Marcas de Quem Decide vem sendo realizada pelo Jornal do Comércio e pela QualiData desde 1999.
Em seu primeiro ano, analisou marcas de 42 setores da indústria, comércio, serviços, negócios e lazer, entrevistando 246 executivos e profissionais liberais em todo o Rio Grande do Sul.
No ano 2000 foram 76 as categorias pesquisadas, num universo de 300 formadores de opinião, que a partir de então começaram a indicar a Grande Marca Gaúcha. Já no ano seguinte chegava ao número atual de 101 setores, investigados junto a 306 empresários, executivos e profissionais liberais.
Consagrando-se como a mais ampla e abrangente pesquisa sobre posicionamento de marcas no Rio Grande do Sul, o Marcas de Quem Decide foi ampliando ao longo dos anos o número de pessoas entrevistadas, de 314 em 2003 para 317 em 2004, 320 em 2005, 330 em 2006, 391 em 2007 e 454 em 2008, ano em que completou sua décima edição e o JC, 75 anos de existência.
Desde 2005, o Jornal do Comércio publica um Caderno Especial, totalmente colorido e em papel especial, destacando cada um dos 102 setores pesquisados, em conteúdos acompanhados de gráficos, análises e artigos de especialistas convidados.


Os 102 setores pesquisados em 2009

1. Grande Marca Gaúcha *
2. Preservação do Meio Ambiente *
3. Ações da Bolsa
4. Agências de Viagens e Turismo
5. Água Mineral
6. Aparelho de Telefone Celular
7. Arroz
8. Banco
9. Bolachas e Biscoitos
10. Café
11. Calçado Feminino
12. Calçado Masculino
13. Carro Importado
14. Carro Nacional
15. Cartão de Crédito
16. Cerveja
17. Champanhe/Espumante
18. Churrascaria
19. Cinema/Rede Exibidora
20. Clube Social
21. Colchão
22. Combustível **
23. Computador
24. Consórcio
25. Construtora e Incorporadora
26. Cozinha
27. Curso Pré-vestibular
28. Dormitório
29. Eletrodoméstico
30. Empresa Aérea
31. Empresa de Logística
32. Empresa de Ônibus
33. Empresa de Vigilância/Segurança
34. Ensino de Capacitação Profissional
35. Ensino de Idiomas
36. Ensino Médio
37. Ensino de Pós-Graduação
38. Ensino Superior
39. Entidades de Classe
40. Erva-Mate
41. Escola de Negócios
42. Farmácia
43. Feijão
44. Ferramenta
45. Floricultura
46. Higiene de Beleza Pessoal
47. Hospital
48. Hotel
49. Imobiliária
50. Implementos e Máquinas Agrícolas
51. Joalheria
52. Jornal de Economia e Negócios
53. Laboratório de Análises Clínicas
54. Leite
55. Livraria
56. Loja de Calçados
57. Loja de Eletrodomésticos
58. Loja de Materiais de Construção
59. Loja de Móveis para o Lar
60. Loja de Roupa Feminina
61. Loja de Roupa Jovem
62. Loja de Roupa Masculina
63. Macarrão
64. Material Esportivo
65. Montadora de Automóveis
66. Montadora de Caminhão
67. Motel
68. Móveis para Escritório
69. Pão
70. Pizzaria
71. Plano de Saúde
72. Plano Odontológico
73. Pneu
74. Prestadora de Telefonia
75. Prestadora de Telefonia Móvel
76. Presuntos e Embutidos
77. Previdência Privada
78. Produtos Dietéticos
79. Queijo
80. Rede Varejista **
81. Refrigerante
82. Restaurante
83. Revenda de Carros Importados
84. Revenda de Carros Nacionais
85. Revista de Economia e Negócios
86. Seguradora
87. Serviço de Internet
88. Shopping Center
89. Supermercado
90. Talher
91. Teatro
92. Tênis
93. Tinta
94. Transportadora
95. TV aberta
96. Uísque
97. Vinho
98. Corretora de Valores ***
99. Destino Turístico Estadual ***
100. Empresa de Energia ***
101. Produto de Luxo ***
102. Produto Popular ***

* Categorias especiais
** Categorias que mudaram de nome
*** Novos setores pesquisados


A metodologia da pesquisa

O projeto Marcas de Quem Decide é uma pesquisa quantitativa por amostragem, feita junto a empresários, executivos e profissionais liberais residentes em mais de 40 dos principais municípios gaúchos, onde estão concentrados 63% da população e 67% do total de empresas do Estado. Os entrevistados são escolhidos por sorteio aleatório e convidados a participar da pesquisa com respostas espontâneas, recebendo como estímulo a citação dos setores pesquisados.
A coleta de dados para a 11ª edição da pesquisa ocorreu entre os dias 25/11/2008 e 25/01/2009. Foram ouvidas 480 pessoas, representando um universo estimado de 270 mil indivíduos com o perfil do estudo. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Para a sua realização, a QualiData mobilizou 30 profissionais com dedicação exclusiva ao planejamento, desenvolvimento de sistemas, coleta de dados, supervisão, fiscalização, processamento, análise e administração de todo o processo.


JC publica caderno especial no dia 30

O tradicional caderno especial do projeto Marcas de Quem Decide será publicado no dia 30 de março, encartado na edição do Jornal do Comércio. Apresentará os vencedores da 11ª edição e a cobertura completa da cerimônia de apresentação da pesquisa.
A publicação conterá análises, gráficos, índices e textos de especialistas em diferentes áreas da Comunicação, do Marketing e de Gestão de Marca, que estarão disponíveis às agências de propaganda e aos profissionais de Marketing e Comunicação. "O amplo estudo que o Jornal do Comércio e a QualiData realizam é único no Estado e, portanto, referência para o meio empresarial, publicitário e acadêmico, inclusive de outros estados do País", disse o diretor-comercial do JC, Luiz Borges. "Seu diferencial é apontar ao mesmo tempo a marca mais lembrada e a marca preferida, numa iniciativa única no Rio Grande do Sul".
Além de buscar atender a toda a demanda de informações sobre posicionamento de marcas no Rio Grande do Sul, o caderno especial conterá diversos artigos de especialistas de renome nacional e internacional.
O projeto Marcas de Quem Decide chega aos seus 11 anos consolidado como a mais abrangente pesquisa de marcas realizada no Estado. A investigação coordenada pelo Instituto QualiData avalia os níveis de lembrança e de preferência em 100 setores da economia gaúcha, além dos especiais A Grande Marca Gaúcha e Preservação do Meio Ambiente. Este ano, conforme será mostrado na edição especial, foram entrevistados 480 empresários, executivos e profissionais liberais em mais de 40 municípios gaúchos, distribuídos em sete regiões do Estado, entre 25 de novembro do ano passado e 25 de janeiro deste ano.
"O projeto Marcas de Quem Decide é realizado desde 1998 pelo Jornal do Comércio e pela QualiData, com resultados que servem de apoio às decisões estratégicas de muitas empresas e de agências de propaganda na gestão de marcas", lembra Borges. Seus dados também se constituem em fonte de informações para trabalhos acadêmicos sobre branding.


Gerdau alcança uma década como a Grande Marca

Pelo décimo ano consecutivo a Gerdau é a Grande Marca Gaúcha, com 53% de preferência e 45,6% de lembrança, conforme a pesquisa apresentada pelo Jornal do Comércio e pela QualiData. A RBS (6,5%), a Tramontina (4%), a Ipiranga (3%) e a Varig (3%) foram certificadas como segunda, terceira, quarta e quinta classificadas como mais lembradas. A RBS (7,1%), a Tramontina (5%), a Randon (3,8%) e a Colombo (1,9%) também receberam, nessa sequência, indicações como preferidas.
Preservação do Meio Ambiente, setor que foi pesquisado pelo segundo ano consecutivo como categoria especial, voltou a apresentar a Aracruz como mais lembrada em 2009, com 8,8%, seguida da Natura com 6,7%; da Gerdau com 4,6%; da Petrobras com 3,8% e do Bradesco com 2,9%. Já entre as preferidas dos pesquisados este ano a liderança é da Natura, com 7,5% - enquanto Aracruz (7,3%), Gerdau (4,8%), Petrobras (3,8%) e Bradesco (2,1%) ocupam do segundo ao quinto lugares, respectivamente.
Certificados de lembrança e de preferência foram entregues por Mércio Tumelero, diretor-presidente do Jornal do Comércio, aos representantes das cinco organizações indicadas nessas duas categorias. Ele ressaltou que todas elas realizam investimentos em gestão de marcas, o que reverte em percepção positiva por parte do público. O diretor comercial do JC, Luiz Borges, disse que os dados ontem apresentados, assim como os levantados ao longo de mais de uma década, servem aos meios empresariais, publicitários e acadêmicos, inclusive de fora do Estado.
O diretor do Instituto QualiData, Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, revelou que além das duas categorias especiais, a edição deste ano do Marcas de Quem Decide teve como novidades cinco categorias, incluídas entre os 100 setores pesquisados: Produto Popular, vencido pelas Sandálias Havaianas; Produto de Luxo, pela Ferrari; Destino Turístico Estadual, por Gramado; Empresa de Energia, pela CEEE; e Corretora de Valores, esta com empate técnico entre as marcas indicadas - XP, Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú, na lembrança, em ordem levemente alterada entre os mesmos concorrentes, na preferência.






  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1588277
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269