Projeto mede a eficiência energética de lâmpadas e luminárias
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial anunciou seu programa de iluminação pública nesta terça-feira, durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília. O programa mede a eficiência energética de lâmpadas e luminárias destinadas ao uso na iluminação pública e orienta prefeituras para que elas utilizem a lâmpada mais adequada.
A relevância do programa para a economia dos municípios está na seleção da luminária de melhor rendimento, o que diminui os gastos, e na possibilidade de aprimoramento dos produtos pela indústria nacional, o que aumenta a competitividade, segundo o presidente do Inmetro, João Jornada.
Até agora o programa tem sido muito procurado por empresas que usam o programa para melhorar o perfil dos seus produtos e ter o relatório de ensaios, que facilita a venda dos produtos no exterior, segundo informou o presidente do Inmetro. De acordo com o Instituto, a avaliação das lâmpadas e luminárias foi adotada por praticamente toda a indústria nacional desde 2004.
Antes do encontro, somente as prefeituras de Porto Alegre e São Paulo haviam solicitado o serviço.
— Acho que as prefeituras ainda não estão cientes dessa nossa possibilidade, justamente porque é uma coisa muito técnica e ela não é muito difundida — explicou Hans Peter Grieneisess, assessor científico da divisão de metrologia óptica do Inmetro.
|