Candidatos chegaram atrasados à prova da prefeitura realizada domingo
Congestionamentos podem ser motivo para anular um concurso público quando o número de pessoas atingidas for tal que exija uma avaliação criteriosa por parte dos organizadores. Não foi o caso da seleção de domingo, realizada na Capital.
Esta é a posição de especialistas ao falar dos atrasos registrados no concurso da prefeitura no domingo, quando cerca de 200 pessoas ficaram de fora das provas realizadas na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa) porque houve engarrafamento para chegar ao local. A organização do concurso é taxativa: não haverá cancelamento.
– Não há argumentos suficientemente relevantes que justifiquem a anulação – diz Sabrina Sbardelotto, gerente de concursos da Conesul, organizadora da seleção de Porto Alegre.
Para Maria Thereza Sombra, diretora executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos, o problema pode ser avaliado por uma estimativa: se o índice de prejudicados pelo congestionamento passar de 20% do total de pessoas que fariam as provas no local – no domingo, 5,8 mil pessoas estavam designadas para a Fapa –, aconselha-se que entrem com pedido de anulação.
Especialista em concurso, o juiz federal William Douglas explica que o candidato só terá razão em uma situação dessas se provar que o engarrafamento foi acima do esperado. As organizadoras das seleções costumam incluir nos editais a necessidade de se chegar ao local uma hora antes – e a orientação existia para a prova de domingo.
Empregos e oportunidades
O que o candidato pode fazer quando perde uma prova:
> Quando se sentir prejudicado, o candidato pode fazer a reclamação por meio de recurso administrativo, seguindo as indicações do edital da seleção
> O julgamento do recurso ficará a cargo da organização, que pode ou não acatá-lo
> Quanto mais gente questionar um mesmo problema (por exemplo, uma questão de prova), maior a preocupação com a posição a ser tomada pelos organizadores
> No caso da seleção de domingo, o formulário da contestação foi publicado com o edital, disponível no site www.conesul.org
> O prazo para protocolar o recurso vai de amanhã até sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da Fundação Conesul de Desenvolvimento, organizadora da prova (Av. Aparício Borges, 2.664, Bairro Glória)
Dicas para não se atrasar:
> Durma cedo na noite anterior para não perder o horário de acordar
> Saia de casa com, pelo menos, duas horas de antecedência
> Se você for de carro, informe-se sobre como chegar ao local da prova. Se não tiver opção, saiba se tem local para estacionar
> Candidatos de fora devem ir ao local no dia anterior para se familiarizar
> Saiba quais linhas de ônibus passam pelos arredores
> Procure não ir de carro para evitar o transtorno de achar vaga para estacionar
Fontes: Conesul e Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac)
|