Queda é conseqüência da restrição de crédito no mercado
Restrição de crédito e confiança do consumidor abalada pela crise financeira global renderam à indústria automobilística queda de 22,3% nas vendas de veículos em novembro, sobre o mês de outubro. Ao todo foram emplacadas 309.712 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. Na comparação com novembro do ano passado, quando o setor já vivia o boom de vendas, a queda chega a 23,44%. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta segunda-feira. As informações são do site G1.
A queda registrada em novembro foi maior do que a obtida em outubro sobre os números de agosto, de 13,81%.
— Sem dúvida a questão do crédito é o que pesa a situação. Ela não está tão grave quanto antes, mas nem todos os recursos anunciados pelo Banco do Brasil e a Caixa Econômica chegaram ao varejo — explica o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.
De acordo com Reze, a média diária de vendas teve uma recuperação "razoável" na última semana de novembro, o que significa reflexo das medidas tomadas pelo governo e pelas montadoras para a recuperação das vendas. Entretanto, o presidente da Fenabrave acredita na recuperação lenta do mercado:
— A situação não terá retomada rápida.
Por segmento, o que mais sofreu com a diminuição do ritmo do mercado foi o de automóveis e comerciais leves, com baixa de 26,1% sobre outubro, com 166.279 unidades vendidas. O emplacamento de motocicletas apresentou queda menor, porém significativa, de 17,28%, para 124.176 unidades. Caminhões e ônibus, juntos, tiveram queda de 20,28% (11.627) e os implementos rodoviários de 21,72% (3.702 unidades).
Na comparação com novembro do ano passado, a procura por automóveis e comerciais leves sofreu queda de 26,34%, de 225.750 unidades para 166.279. Já a demanda por motocicletas caiu 22,85%, de 160.954 unidades para 124.176.
Participação de mercado
No segmento de automóveis, a Volkswagen mantém a liderança no mercado nacional com uma pequena diferença em relação à italiana Fiat. A montadora alemã ficou com 25,06% do mercado nacional em novembro, seguida da Fiat com 24,91%, General Motors (17,7%), Ford (9,08%), Honda (7,05%), Renault (4,6%), Peugeot (3,77%), Citroën (3,27%) e Toyota (3,025). Entretanto, ao considerar automóveis e comerciais leves, é a Fiat que lidera as vendas no Brasil, com 24,73% do mercado. Volkswagen fica em segundo lugar, com 21,91%, seguida de General Motors (20,88%), Ford (9,55%) e Renault (4,32%).
Confira o ranking dos automóveis mais vendidos em novembro
1º Volkswagen Gol - 17.995 unidades
2º Fiat Mille - 9.931
3º Fiat Palio - 9.450
4º Honda Civic - 6.535
5º GM Celta - 6.175 unidades
6º Volkswagen Fox/Cross Fox - 6.072
7º GM Corsa Sedan/Classic - 6.041
8º Fiat Siena - 5.174
9º Toyota Corolla - 3.949
10º Ford Ka - 3.618
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