Brasileiros que vivem no Japão formam a segunda mais comunidade estrangeira do país
O governo japonês pretende iniciar negociações para assinar um acordo bilateral de seguridade social com o Brasil que permitirá que os trabalhadores japoneses contribuam para suas pensões em apenas um dos dois países. Segundo o diário econômico Nikkei, os japoneses que trabalham no Brasil estão contribuindo atualmente nos dois países.
Se o acordo for concluído, os japoneses que trabalharem no Brasil por menos de cinco anos contribuirão apenas no Japão, enquanto os que ficarem por cinco anos ou mais pagarão apenas a seguridade social brasileira.
O acordo facilitaria ainda o acesso dos brasileiros que vivem no Japão ao programa público de previdência quando voltarem a seu país de origem. Os 230 mil brasileiros que vivem no Japão formam a segunda mais comunidade estrangeira do país, atrás apenas da chinesa.
O Japão pretende finalizar as negociações do pacto com o Brasil em três anos, segundo o Nikkei. Atualmente, o Japão mantém acordos de seguridade social com Alemanha, Reino Unido, Coréia do Sul, Estados Unidos, Bélgica, França e Canadá, e está em negociações com Espanha e Itália.
|