As equipes dos 230 Serviços de Proteção ao Crédito (SPCs) do Estado entram a partir de hoje no clima das vendas de fim-de-ano. O I Fórum SPC-RS, com treinamento durante todo dia no Hotel Continental, em Porto Alegre, servirá para afinar a retaguarda do varejo para assegurar que avaliações de cadastro ou mesmo dificuldades com crédito não afastem clientes dos estabelecimentos. A atenção será redobrada na Capital, onde a inadimplência registrou uma pequena elevação, passando de 11,3% em setembro para 11,5% em outubro.
Prognóstico da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é que a taxa mantenha a expansão este mês. O presidente da CDL, Vilson Noer, explica que o aumento dos devedores é comum nesta época e reflete um certo esgotamento da capacidade de financiamento e pagamento dos clientes no ano. Noer não considera a taxa alarmante e projeta inversão da escalada no começo de dezembro, com a injeção da primeira parcela do 13º salário. "O consumidor vai usar boa parte do dinheiro extra para quitar ou parcelas dívidas, o que libera o potencial para novas compras", antevê o dirigente. Pesquisa recente da entidade revelou ainda que mais de 60% das pessoas com dívidas estão dispostas a negociar para manter o cadastro ativo no fim-de-ano.
Somente na Capital, o 13º é estimado em R$ 1,2 bilhão. Parte dos recursos já foi gasta, cerca de 30%, devido a antecipações ou empréstimos a serem quitados. A CDL aposta na ação do SPC como ferramenta para alavancar os negócios e fechar 2008 com vendas 7% acima do desempenho do ano passado. A meta foi revista no começo de novembro ante a compressão do crédito e aumento das taxas de juro e a já dada como certa desaceleração da economia para 2009.
O Fórum, promovido pela CDL de Porto Alegre, reforçará o conhecimento e uso de ferramentas sobre análise de garantia de cheques e perfil de risco para autorização e definição de crédito para consumidores. "Os produtos do SPC são fundamentais para o incremento de vendas, especialmente neste período que antecede ao Natal", adianta Ricardo Guimarães, diretor executivo da CDL da Capital. Eventos como o de hoje devem se repetir ao longo do ano, antecedendo datas promocionais de maior peso, como a campanha de liquidações do começo do ano, Dia das Mães e das Crianças, além do Natal. Esta última responde por 15% do faturamento do setor no ano no varejo da Capital.
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