Mais de 450 expositores reunidos em 30 mil metros quadrados de área de exposição na maior vitrina de negócios em subcontratação e inovação industrial da América Latina. Assim pode ser definida a Mercopar 2008 - Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que começa hoje e se estende até sexta-feira.
A feira será realizada no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, rua Ludovico Cavinato, nº 1431, em Caxias do Sul, das 14h às 21h. Promovida e realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamérica, empresa do grupo Deutsche Messe AG, a feira foi visitada por mais de 24 mil pessoas em 2007 e movimentou R$ 60 milhões em negócios. A diretora de Operações do Sebrae/RS, Naira Lobraico Libermann, calcula que o evento deste ano deve registrar um acréscimo no número de visitantes de 20% a 30%.
Na solenidade de abertura da feira estarão presentes o presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto; do Sebrae/RS, Carlos Sperotto; e o diretor da Hannover, Constantino Bäumle, entre outras autoridades. Realizada anualmente na cidade da Serra gaúcha, a 17ª edição da Mercopar dará continuidade ao seu objetivo de promover negócios e parcerias de sucesso entre pequenas, médias e grandes empresas. Suas atividades são voltadas diretamente aos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. Neste ano de 2008 a feira contará com o espaço do novo pavilhão aumentando a área de exposição em mais de 30%.
O ambiente é ideal para empreendedores que buscam novas tendências e tecnologias, know-how entre empresas nacionais e internacionais e identificação de novas oportunidades de investimentos e parceiros. A gestora do projeto Mercopar no Sebrae/RS, Sheila Soilbelman Wainer, ressalta que, além da ampliação do espaço físico da feira, promovido a cada ano, o que se observa são as empresas aumentando suas áreas de exposição no evento como forma de apresentar mais produtos e se destacar. "Isso reflete o expressivo retorno que os empreendimentos registram na feira", afirma Sheila.
Outro fator que demonstra a força econômica da Mercopar é a presença de empreendedores de outros países. "Na edição deste ano receberemos representantes de duas grandes entidades do setor metalmecânico no mundo, provenientes da Holanda e da Índia", destaca Sheila.
A feira recebe, também, um grande número de missões empresariais de várias regiões do País, promovendo a troca de experiências e conhecimento entre os participantes. O Programa Setorial Metalmecânico do Sebrae/RS, em parceria com sindicatos e associações, possibilita a exposição das micro e pequenas empresas participantes em estandes coletivos com o objetivo de proporcionar visibilidade e facilitar a realização de negócios.
A programação da 17ª Mercopar contempla ainda a realização do 2º Seminário Gaúcho de Gestão de Suprimentos, o Projeto Comprador e a Mercoparts. As rodadas de negócios realizadas durante o evento são ações que aproximam empresas expositoras e executivos de grandes grupos nacionais e internacionais por meio de encontros pré-agendados.
|