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16/10/2008 - Empresas já têm atendimento ao consumidor mais rápido
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A Folha refez ontem o vaivém das opções eletrônicas para cancelamento de assinatura de telefone fixo, de celular e de TV a cabo, serviços campeões de reclamação no Procon.

O que antes era o martírio de uma seqüência de números que se desdobravam em mais números para chegar à opção de falar com um atendente, agora é uma conexão direta que, entre cinco tentativas, durou entre 39 e 46 segundos na central da Telefônica.

À época do anúncio do governo para regulamentação do setor de teleatendimento, era preciso digitar, além do número da linha telefônica, o CPF do assinante para ouvir uma ladainha de opções que, a cada escolha, parecia ficar mais distante do operador. Agora, a ligação é transferida logo na primeira escolha, que pede apenas o número de telefone do cliente.

Na NET, operadora de TV a cabo, o que no teste da Folha dois meses e meio atrás levava 27 minutos, ontem levou um minuto e 22 segundos, embora os quatro itens, que viram mais quatro e mais cinco, continuassem os mesmos.

Entre as empresas mais difíceis de se conseguir atendimento (na tentativa anterior foram necessários 57 minutos), a TIM continua na mesma. Depois de pedir código de área e telefone do assinante, a gravação com propaganda sobre pacotes promocionais da empresa lança uma série de nove opções -só a última para falar com atendente.

Feita a escolha, uma série longa de explicações -como ter papel e caneta em mãos para anotar protocolo. E já se vão quatro minutos e 20 segundos. A ligação fica muda e, a partir daí, são mais 20 minutos até a chamada ser encerrada sem atendimento. Em duas outras tentativas, a história se repete.

Segundo o Procon, os setores com mais reclamação são telefonia fixa, aparelho de telefone, cartão de crédito e lojas, bancos e telefonia celular; no topo do ranking, a Telefônica.

"O consumidor agora tem todos os instrumentos para exigir o correto atendimento. Quem tiver algum direito desrespeitado pode pedir a fiscalização dessa norma", diz Roberto Pfeiffer, diretor-executivo do Procon.





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