Segundo a estatal, óleo "supera as expectativas e confirma o grande potencial do Bloco"
A Petrobras anunciou nesta quarta-feira a descoberta de petróleo em um bloco localizado em águas profundas angolanas, no qual possui 5% de participação, por meio da sua subsidiária Petrobras Internacional — Braspetro.
Segundo a nota, a descoberta ocorreu no poço N´Goma-1, que está localizado a cerca de 350 quilômetros de Luanda. A Sonangol E.P. é a concessionária do bloco, e a Eni Angola, a operadora, com 35% de participação.
Os outros parceiros do bloco são Sonangol P&P (15%), SSI Fifteen Limited (20%), Total (15%), Falcon Oil Holding Angola AS (5%) e Statoil Angola Block 15/06 AS (5%).
Segundo as informações, o poço N´Goma-1 foi perfurado em profundidade de água de 1.421 metros e profundidade total de 3.383 metros.
Ele situa-se em uma zona produtiva, com 127 metros de rochas impregnadas de petróleo e gás. "O petróleo extraído foi testado e possui densidade de 22,5º API, superando as expectativas e confirmando o grande potencial do Bloco", informa a Petrobras.
A operadora da área vai agora perfurar outros poços em estruturas vizinhas, com o objetivo de avaliar o potencial e buscar sinergias para o desenvolvimento da parte ocidental do Bloco.
A estatal brasileira aposta "fortemente" no potencial do país, onde iniciou suas atividades em 1979 e tem investimentos previstos de US$ 900 milhões para o período 2008-2012, de acordo com o último Plano de Negócios.
Angola, onde a Petrobras possui o maior volume de poços exploratórios offshore (no mar), responde pelo quarto maior volume de investimentos individuais da estatal brasileira no Exterior.
|