Queda na renda do consumidor foi a maior desde 2005
A renda do consumidor norte-americano registrou queda em julho, enquanto os gastos desaceleraram, à medida em que os efeitos do pacote de ajuda do governo foram eliminados e a inflação atingiu o maior patamar em 17 anos, informou o governo nesta sexta-feira.
A renda pessoal caiu 0,7% em julho em relação ao mês anterior. Foi a maior queda desde o recuo de 2,3% em agosto de 2005, após o furacão Katrina.
Já os gastos com consumo subiram 0,2% em julho, abaixo da alta de 0,6% registrada no mês anterior. O dado ficou em linha com o esperado por economistas. Foi o menor crescimento registrado desde fevereiro.
De acordo com o site G1, a inflação, medida pelo índice de preços para gastos com consumo pessoal nos Estados Unidos (PCE, na sigla em inglês), subiu 4,5%. A alta foi a mais acentuada desde fevereiro de 1991.
Em julho, houve crescimento de 0,6% em relação a junho, depois de subir 0,7% em junho. O aumento do índice cheio ficou levemente acima da alta de 0,5% prevista pelos economistas. O núcleo do índice de preços PCE - que exclui alimentos e energia - subiu 0,3% em julho em comparação a junho, em linha com a previsão dos economistas.
|