Inflação afetou o consumo das famílias no primeiro semestre
A alta da inflação, puxada pelos preços dos alimentos, pesou no bolso e afetou o consumo das famílias no primeiro semestre, conforme estudo da LatinPanel feito com base em 8,2 mil domicílios no país.
Os dados apontam que, nos primeiros seis meses do ano na comparação com 2007, houve retração de 2% no volume de compras de 67 categorias da cesta composta por alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza doméstica. O preço médio do conjunto das cestas, por sua vez, subiu 7%.
“O cenário é completamente diferente do verificado no primeiro semestre de 2007. No ano passado, de janeiro a junho, o consumo estava em expansão e o volume de compra das famílias havia crescido 6%, na comparação com igual período de 2006”, ressalta o estudo.
Segundo o estudo da LatinPanel, empresa que faz acompanhamento do consumo na América Latina, entre as categorias que sofreram as maiores quedas no consumo estão leite pasteurizado, farinha de trigo, sorvetes, bolos prontos industrializados e polpas e purês de tomate.
Produtos de limpeza foi outro segmento que teve o consumo reduzido no semestre, com queda de 2% no volume comprado. Bebidas e produtos de higiene pessoal registram estabilidade.
O aperto também ocorreu em categorias de produtos, constatou a pesquisa. No primeiro semestre, o consumidor deixou de levar dois tipos de produtos que antes colocava no carrinho. No ano passado, abastecia a despensa, na média, com 30 categorias todos os meses. De janeiro a junho de 2008, a quantidade caiu para 28.
Por classe social, a restrição foi mais acentuada na D e E, que levava em média 24 categorias, contra 22 no primeiro semestre deste ano. A classe AB também fez cortes (35 para 34), assim como a C (33 para 32).
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