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01/08/2008 - Rodada aproxima vendedores brasileiros do exterior
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Quinze indústrias têxteis brasileiras - grande maioria gaúchas - encerram nesta sexta-feira a participação na Rodada de Negócios com compradores internacionais, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O evento, promovido pela Fiergs, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção teve início na quinta-feira, com o envolvimento de quatro compradores: dois de Portugal, um da Colômbia e um da Espanha.
"Nunca comprei produtos brasileiros, mas a melhoria em sua qualidade e design tem chamado a atenção dos clientes portugueses", observa Jorge Souza, representante da empresa portuguesa Guilanda, especializada na comercialização de calças. Nos últimos cinco anos, a evolução do corte e a diversificação nas cores das roupas nacionais têm provocado a cobiça nos europeus. Marcas como a Osklen passaram a figurar nos catálogos de grandes distribuidores na Grécia e na França.
"Inicialmente quero conhecer melhor os produtos, mas a expectativa é fechar negócios nos próximos meses, possivelmente com essas empresas da Rodada", afirma Souza. A propagação de marcas do vestuário brasileiro no exterior é reflexo do novo momento vivido pelo setor. Para fugir da concorrência asiática e driblar o câmbio desfavorável, as fabricantes do País têm priorizado os investimentos em qualidade a preços mais elevados, no lugar de se preocuparem na produção maciça de roupas comuns.
A tecnologia impressa nas roupas esportivas da marca Mar Um, fabricada pela CG, de Caxias do Sul, pode credenciá-la a promover sua primeira exportação ainda neste ano. Na quinta-feira, a empresa apresentou suas novidades com estampas arrojadas e tecidos de ponta aos visitantes estrangeiros. "Os compradores nos passaram dicas de novos materiais e os estilos procurados em seus países, e essas informações são fundamentais para que possamos entrar em novos mercados", comenta Fernando Tubello, gerente comercial da CG, que pela primeira vez participa de uma rodada de negócios internacional.
Tubello explica que despertou o interesse nos compradores internacionais e torce para fechar negócios nos próximos meses. Boa vontade da outra parte não falta. Carlos Vélez, representante da colombiana CAVT, que revende roupas de alto nível, se disse impressionado com o design das roupas fabricadas pelos gaúchos. No entanto, reclamou do preço. "É um pouco mais caro do que as roupas de Rio e São Paulo", comentou. Apesar do valor, que poderá ser adaptado para o mercado colombiano, o empresário planeja voltar à Colômbia com contratos bem encaminhados.





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