Medida deve entrar em vigor na próxima quinta
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje os índices de reajuste da telefonia fixa, que são de 2,7651% para os serviços da Oi e de a 3,0118%, para a Brasil Telecom, a Telefônica, a CTBC e a Sercomtel (Serviço de Comunicação Telefônica). Os reajustes, que devem entrar em vigor na próxima quinta-feira, serão válidos para ligações locais entre telefones fixos, ligações de fixos para celulares e também interurbanos a partir de telefones fixos.
Para aprovar o reajuste, a Anatel levou em conta a variação de 4,46% registrada no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) de junho de 2007 a maio de 2008. Sobre o IST foi aplicado um redutor (Fator X) que permite que sejam repassados às tarifas os ganhos de produtividade das empresas. A Anatel publica nesta terça-feira, no "Diário Oficial da União", os percentuais de reajuste.
Os reajustes devem entrar em vigor na quinta-feira porque as empresas são obrigadas a publicar, 48 horas antes de iniciarem a cobrança, os novos valores das tarifas em jornais de grande circulação nas regiões onde atuam.
O gerente de Tarifas e Preços da Anatel, Vanderley Campos, disse que, nas ligações de longa distância (DDD), o reajuste médio será o mesmo das ligações locais, mas poderá ser de até 9,68%, a depender do horário ou da distância.
Segundo o gerente de Tarifas e Preços da Anatel, Wanderli Campos, a agência não aprovou reajuste para as tarifas da Embratel, porque a empresa não entrou com pedido na agência.
Nos casos de serviços locais, o índice de reajuste é o mesmo tanto para assinatura quanto para o minuto de duração da ligação.
|