Diminuição das vendas de bebidas alcóolicas chega a 41,61%
O segundo levantamento do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa) sobre a repercussão da lei de tolerância zero ao álcool mostrou que bares e casas noturnas seguem com diminuição na venda de bebidas alcóolicas, que passou de 34,05% a 41,61%. A diminuição de freqüentadores passou de 30,26 % a 30,68%.
Os restaurantes tiveram queda no movimento, que passou de 30% na primeira pesquisa para 21% no levantamento do último fim de semana, mas registraram recuperação na venda de bebidas alcoólicas: a queda de 39,63% passou para 36,49%.
Segundo o presidente do SindPOA, Daniel Antoniolli, algumas empresas estão trabalhando com liminares para manter o serviço de vans. A pesquisa foi realizada no último final de semana com os mesmos 53 estabelecimentos contatados na primeira pesquisa, feita entre os dias 30 de junho a 1º de julho.
Setor aguarda resposta de taxistas
O resultado da pesquisa preocupa o presidente do Sindipoa porque a venda de bebidas representa até 80% do faturamento destes estabelecimentos, de acordo com a Rádio Gaúcha. O Sindicato apresentou aos taxistas proposta para que não cobrem tarifas de bandeira dois a partir das 22h de passageiros que saem de bares e restaurantes. Em troca, o setor investiria em publicidade do serviço. O Sindicato dos Taxistas deve dar uma resposta na próxima semana.
|