Competências profissionais são elementos base que irão sustentar toda estratégia de marketing pessoal, avalia consultor
Saber fazer um bom marketing pessoal é um dos elementos que ajudam muitos profissionais a se destacarem dentro das empresas, mas é importante que o indivíduo primeiro aprimore suas habilidades antes de se projetar ou, caso contrário, o resultado fatalmente será negativo.
O consultor e professor de estratégias de comunicação e marketing, Mario Persona, afirma que o profissional tem de primeiro desenvolver seu "produto", ou seja, competências, habilidade e conhecimento, pois esses elementos serão a base que irá sustentar toda a estratégia de marketing pessoal.
Segundo Persona, os profissionais normalmente querem seguir o caminho mais fácil e rápido, como aumentar a rede de relacionamentos, participar de redes sociais, promover sua marca e participar de eventos. Mas o consultor avisa que “criar meios de promoção, quando o fruto ainda não está maduro, só irá criar uma percepção ruim no mercado”.
O ideal é que o profissional seja o mais discreto possível até aprimorar as suas competências. É mais interessante correr atrás de projeção dentro da empresa, quando se está seguro de seus conhecimentos e capacidades técnicas, mesmo porque, conforme avalia a consultora em etiqueta e marketing pessoal, Ligia Marques, “mais cedo ou mais tarde seus conhecimentos serão postos em cheque”.
É importante também que o próprio gestor da equipe saiba diferenciar aqueles que têm competência daqueles que são apenas experts em marketing pessoal. Equívocos nesse sentido podem comprometer muito a marca da empresa.
Humildade e firmeza
Para quem já trabalhou e desenvolveu suas habilidades e competências e pretende aprimorar o marketing pessoal, Persona recomenda que o melhor caminho é “desenvolver uma atitude de querer ajudar as pessoas de alguma forma”.
Além disso, diz ele, “uma mescla de humildade e firmeza faz bem ao marketing pessoal”. Humildade é importante, pois, se a intenção é que as pessoas em seu ambiente profissional aceitem e respeitem você e seu trabalho, é preciso estar disposto a conhecê-las. “A humildade me faz acessível aos olhos de quem desejo como cliente”, avalia Persona.
A firmeza, por sua vez, é necessária, pois é essencial que você confie no trabalho que faz.
Fonte: Administradores.com.br
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