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31/01/2011 - Empresas apostam em unidades sazonais
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Durante o verão, Walmart triplica vendas em suas unidades litorâneas, como o Nacional de Imbé. Pelo menos dois milhões de pessoas circulam nas praias gaúchas durante o verão. Para aproveitar o grande fluxo de consumidores aptos a comprar, presentes nos balneários entre os meses de dezembro e março, empresas dos mais variados segmentos migram todos os anos para o Litoral. A maior parte dos estabelecimentos funciona temporariamente para atender à demanda extra dos consumidores e turistas que veraneiam nas praias do Rio Grande do Sul, mas há segmentos que apostam em manter unidades durante o ano, reforçando as equipes nos meses de maior movimento de turistas.
As farmácias e supermercados foram os primeiros estabelecimentos a entender que é vantajoso se transferir para o Litoral - mesmo que sazonalmente. Durante a temporada das férias de final de ano, o volume de vendas no ramo supermercadista é tão alto que somente a rede Walmart, que possui cinco unidades no Litoral Norte, quase triplica as comercializações na região, entre os meses de novembro e fevereiro. Este ano, além de contratar 900 funcionários temporários – 100 a mais que em 2010 -, a rede instalou uma estrutura extra em suas unidades de Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Xangri-Lá e Torres, com caixas para pagamentos e exposição de bebidas e itens de camping.
A grande movimentação nos supermercados do Litoral Norte no período de fim de ano e veraneio também exige que os varejistas aumentem os estoques de produtos. Este ano, em comparação ao verão de 2010, as lojas do Nacional aumentaram em cinco vezes o abastecimento de carnes, refrigerantes e cervejas. E se os turistas precisam de suprimentos, também a rede de farmácias Panvel costuma expandir suas operações no verão. A empresa já possui unidades no Litoral e durante o verão costuma contratar trabalhadores temporários para atender ao aumento da demanda.
Outro setor que se expande nas praias gaúchas durante as férias é o de bares e restaurantes. Para aproveitar o movimento de turistas vale tudo, até mesmo criar um estabelecimento que só funcionará durante o verão. É o caso do Santo Boteco, inaugurado este ano na beira da praia de Atlântida. O estabelecimento oferece petiscos, espetinhos de entrecot de cordeiro e xixo, e paella de frutos do mar, além de bebidas. Localizado de frente para o mar, o restaurante tem som ambiente, não possui paredes, tem decoração aconchegante e disponibiliza jogos e livros aos frequentadores. “É uma proposta diferenciada, para integrar os veranistas, e para que os clientes se sintam bem à vontade”, define a proprietária, Olinda Aita.
A empresária também é sócia do Restaurante Santo Antônio, já tradicional no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. “Há mais de seis anos que abrimos as portas do restaurante na Saba (Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida), onde servimos filés e vinhos”, diz Olinda. O funcionamento do estabelecimento é sazonal: “Chegamos em 26 de dezembro e fechamos as portas no domingo posterior ao Carnaval.” Para poder atender na Capital e na Praia, os sócios do Restaurante Santo Antônio dividem a atuação da equipe. Durante o verão, parte dos funcionários se desloca para o Litoral, onde ficam acomodados em duas casas. São 40 pessoas durante a semana e 50 nos sábados e domingos, para atender à demanda dos dois estabelecimentos.





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