O vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) afirmou hoje que os investidores do mercado financeiro não devem ter dúvidas quanto ao compromisso do governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) em gerar bons resultados das contas públicas a partir de 2011. "Não desconfiem do governo, o governo estará muito atento", disse, em relação ao ajuste fiscal. Temer concedeu uma rápida entrevista após participar do 9º Congresso Brasileiro da Construção - Construbusiness 2010, na manhã de hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Temer destacou que a questão do equilíbrio das contas públicas e de despesas sendo cortadas são objeto de anúncios oficiais "feitos a todo momento, seja pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), seja pela presidente Dilma". O ministro Guido Mantega afirmou na semana passada que o governo vai gerar um superávit primário de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da meta equivalente a 3,1% do PIB. Segundo o vice-presidente eleito, a questão fiscal "será um dos assuntos da pauta do próximo governo".
Na palestra que proferiu, Michel Temer saudou os participantes em nome da presidente eleita e disse que o governo Lula mudou a cara do País. Em sua avaliação, o desafio da nova gestão é continuar mudando o Brasil: "Temos muito Brasil pela frente e muito a ser feito". Ele ressaltou que a meta é continuar mudando para que o setor privado seja parceiro do governo em novos investimentos. Temer disse ainda que o governo continuará fazendo as desonerações necessárias para atrair o capital privado, mas não entrou em detalhes.
|