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26/05/2008 - Informativo Trabalhista - 10 erros que você deve evitar no 1º mês de emprego
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Saiba o que você não deve fazer quando é recém-chegado na empresa
Publicado em 25/04/2008 - 12:00

O primeiro mês de trabalho é o momento em que, além de ser avaliado
pelo resto da equipe, você precisa conhecer seus chefes e colegas.
Também tem de se adaptar à cultura da nova empresa. Nesta fase,
apesar de algumas gafes serem compreensíveis e perdoáveis, há
atitudes que podem colocar tudo a perder. Para ajudar você a passar
ileso por esta etapa, o Universiaconversou com diversos consultores
de carreira e analistas de RH (Recursos Humanos) para identificar os
erros que devem ser evitados. Confira!


Ser impontual

"A pontualidade não envolve apenas o horário de entrada e saída de
um funcionário de uma empresa - o que é óbvio -, mas todas as
atividades que o empregado desempenha dentro de uma companhia. É
preciso ser pontual com o cumprimento de prazos e metas. Respeitá-
los mostra o grau de interesse do indivíduo com seu trabalho. A
falta de pontualidade caracteriza um profissional irresponsável e,
sobretudo, descomprometido."

Karine Paiva Muller, psicóloga de seleção especial do CIEE-RS
(Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul)



Ser desorganizado
"Depois de contratadas, há pessoas que relaxam e não se preocupam
com a organização. Hoje, a maioria das empresas utiliza mesas
compartilhadas, não salas individuais. A mesa, portanto, é seu
cartão de visitas. Se o indivíduo deixa sua mesa bagunçada, o chefe
pode interpretar que sua maneira de conduzir o trabalho também será
uma bagunça. Além disso, a desorganização também pode comprometer a
produtividade do trabalhador. Um funcionário que aprende uma nova
tarefa, caso não seja organizado e tome nota do que deve fazer,
fatalmente não lembrará como executá-la.

Evelyn Franco Lemos, coordenadora geral de seleção do Nube (Núcleo
Brasileiro de Estágios)



Expor-se em excesso
"Ao entrar numa nova empresa, o recém-chegado ainda não sabe em quem
pode ou não confiar. É necessário sentir o ambiente, saber quem é
quem e conhecer as pessoas antes de fazer qualquer tipo de
comentário. Muitas vezes, pessoas extrovertidas tendem a chegar ao
novo ambiente de trabalho e acabam por falar o que não devem, sem
medir suas palavras, na tentativa de fazer novas amizades. É claro
que fazer marketing pessoal é importante, mas deve-se usar o bom
senso. Pessoas que cometem esse erro ficam marcadas para os chefes
como não confiáveis, passam a imagem de que podem causar intrigas e
fofocas futuras. Com a falta de confiança dos chefes, o empregado
dificilmente será indicado para uma promoção, o que pode prejudicar
seu desenvolvimento profissional. Muitas vezes, o funcionário que
sabe fazer um bom marketing pessoal pode não ser o funcionário mais
qualificado para a promoção, mas como ele tem a confiança de seus
superiores, será o indicado."

Érika Migliano, consultora de planejamento de carreira da Manager -
Assessoria em Recursos Humanos



Abusar de linguagem informal
"É preciso tomar cuidado com a linguagem utilizada num ambiente
empresarial. Trata-se de um ambiente formal que exige um vocabulário
mais culto. Isso não significa que ninguém nunca poderá utilizar uma
gíria, mas é preciso ter cautela para que ela não apareça com
freqüência em seu discurso. Outro cuidado a ser observado é tom de
voz. Como o espaço de trabalho entre um colega e outro é limitado,
falar alto pode atrapalhar quem está perto de você, além de
conturbar o ambiente."

Ana Paula Furlan, psicóloga e recrutadora de recursos humanos da
Fundação Mudes



Ignorar a cultura da empresa
"Ao começar em um novo emprego, muitos se sentem instigados a
mostrar serviço e competência logo de início. Não faltam idéias
inovadoras e propostas de mudança a fim de melhorar a rotina da
equipe e os resultados da companhia. Cuidado: sugerir mudanças
quando mal se conhece a cultura organizacional pode gerar fortes
resistências por parte dos novos colegas. Cada empresa tem uma forma
de funcionar. É preciso que o novo profissional conheça o ambiente
antes propor inovações. Uma empresa nunca é igual à outra, ainda que
sejam do mesmo setor. Por isso, de nada adianta fazer comparações
com o antigo ambiente de trabalho. No primeiro mês, é importante se
integrar com sua nova equipe e procurar entender os valores do
grupo. Aos poucos, será mais fácil propor mudanças e contribuições
mais apropriadas à estrutura da organização."

Péricles Pinheiro Machado Júnior, diretor de pesquisas e
desenvolvimento do IDH (Instrumentos de Desenvolvimento Humano)



Adotar postura inflexível
"O primeiro mês de emprego é uma fase de aquisição e análise para o
empregado. É importante levar à empresa suas expectativas e
convicções, mas repetir comportamentos é um hábito que deve ser
evitado. Essa fase serve para que o recém-chegado também possa
aprender. Um novo empregado não deve desenvolver uma atividade da
maneira com a qual já estava acostumado, mas modelá-lo de acordo com
a nova empresa. Ser inflexível às mudanças pode ter uma conotação
negativa para a organização. Por isso, o candidato deve se preocupar
em ter abertura para novos métodos de trabalho, isso também o
ajudará a compreender melhor o ambiente."

Bernardo Leite Moreira, consultor da Estratégia Consultoria de
Recursos Humanos



Isolar-se dos colegas
"Ao chegar numa nova empresa é importante que o funcionário não se
isole. Ainda que o novo empregado assuma uma função para qual há
inúmeras tarefas pendentes, não adianta se trancar na sala para dar
conta do recado. Vale a pena sair para almoçar com os colegas e
pedir o apoio quando necessário. Criar uma barreira com o restante
da equipe demonstra insegurança, prejudica a sociabilidade e a
comunicação com a nova equipe. É importante que o novo empregado
recorra a seus colegas quando tem uma dúvida, que ele troque idéias
para se familiarizar com o novo ambiente e até descobrir como novas
tarefas devem ser desenvolvidas. Dessa maneira, ele transmite à
equipe e aos chefes a imagem de um profissional que não tem medo de
perguntar o que não sabe e que entende o significado de estar
inserido numa equipe para atender mais facilmente às expectativas
dos superiores."

Diego Delpiano, gerente de recursos humanos da Basf



Demonstrar desinteresse em aprender
"Algumas empresas dão a ilusão de um sucesso rápido para seus
funcionários. Essa rapidez, porém, não é real, o que pode causar
frustração no novo empregado. Mesmo assim, ele não pode demonstrar
desinteresse pelo aprendizado. Os primeiros momentos da nova função
servem para que o novo funcionário compreenda as regras do lugar,
entenda quais são as expectativas que os superiores têm do seu
trabalho e defina até onde há disposição para contribuir com a
empresa. Ao mostrar-se desinteressado em aprender como devem ser
feitas suas tarefas, o funcionário causa um desanimo nos chefes, que
procuram por resultados, e não se interessam por desenvolver o novo
funcionário."

Carmem Lúcia Arruda Rittner, psicóloga organizacional e do trabalho
e professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)


Ser indisponível
"No primeiro mês de emprego não é aconselhável que o profissional
deixe de atender uma ordem ou pedido que lhe é feito. Essa regra
também se aplica ao não-atendimento do telefone, ou no uso freqüente
do celular. Se o empregado usa o celular com certa freqüência, deve
saber quando desligá-lo. Ao entrar em reuniões ou atividades que
precisem de concentração, é aconselhável que o funcionário mantenha
o aparelho desligado para não perder o foco da atividade. Na visão
de um chefe, quem deixa de atender ordens ou não pára de conversar
ao telefone, mostra-se indisponível e demonstra má vontade para
executar as tarefas de seu dia-a-dia corretamente."
Ana Maria Logati Tositto, professora e psicóloga da área de
orientação profissional da Uniara (Centro Universitário de Araraquara)



Não ter controle emocional
"Quando o profissional começa num novo emprego, a ansiedade o invade
por querer saber se desempenha suas tarefas da maneira que
esperavam. Isso faz com que o funcionário perca a segurança, já que
a ansiedade é um sentimento natural. O que é necessário que seja
aprendido é ter e manter equilíbrio emocional, característica que
hoje é muito valorizada nas empresas. No geral os chefes dão retorno
ao funcionário, mas essa resposta pode demorar um pouco. É por isso
que o empregado deve aprender ter o controle de suas emoções, já que
a ansiedade pode prejudicar sua produtividade e a faz perder o foco
do trabalho, o que pode passar uma imagem de insegurança."

Sonia Rios, consultora empresarial da área de gestão estratégica de
recursos humanos e consultora da Rabaglio Educação Empresarial





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