O vice-diretor gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), John Lipsky, disse que a recuperação econômica global está mais lenta e que o crescimento no segundo semestre deve ser menor do que o antecipado. "O crescimento global no segundo semestre deve ser um pouco mais lento do que a taxa anual (de 3,75%) que tínhamos previsto em nosso último relatório sobre a Perspectiva Econômica Mundial", disse.
Em declarações na Associação de Política Externa em Nova York, Lipsky, disse que o consumo nas economias avançadas continua fraco, com as limitações à formação de estoques e aos gastos do consumidor por causa dos fracos mercados de trabalho e moradia. O crescimento na área do euro se manteve relativamente bem até agora, mas as apertadas condições de crédito dos bancos deixaram a demanda geral lenta, disse Lipsky.
"Nós antecipamos que a recente desaceleração seja temporária, afetando a segunda metade de 2010 e o início de 2011", afirmou. "Olhando para 2011 como um todo, a antecipada transição de uma recuperação no comércio global e nos estoques para um gradual aumento na demanda privada nas economias avançadas continua nos trilhos, liderada pela recuperação nos investimentos das empresas", acrescentou Lipsky. As informações são da Dow Jones.
|