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13/08/2010 - AmBev indica novo patamar de investimentos no Brasil
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A AmBev indicou nesta quinta-feira ter atingido novo patamar de investimentos no Brasil, após confirmar aportes de 2 bilhões de reais no país em 2010, no teto de sua previsão, em um esforço para fazer frente à alta esperada no volume de vendas de cerveja e refrigerantes.
"Acho que este ano mudamos de patamar... Podemos renovar esses investimentos", disse a jornalistas o vice-presidente financeiro da AmBev, Nelson Jamel, em teleconferência para comentar os resultados da empresa no segundo trimestre.
O executivo disse que a companhia ainda não começou a discutir o plano de investimentos de 2011, "mas tudo indica" que o cenário de expansão dos volumes de vendas de bebidas no mercado brasileiro seguirá forte.
Um revés viria com um eventual aumento da carga tributária, conforme Jamel, mas não há indícios disso no momento.
Com os 2 bilhões de reais investidos neste ano, dos quais 800 milhões de reais foram realizados no primeiro semestre, a AmBev elevará entre 10 e 15 por cento sua capacidade de produção. A cifra é o dobro do total anual investido pela companhia no Brasil nos últimos cinco anos, de 1 bilhão de reais.
A AmBev faz parte da Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, e cuida das operações do grupo nas Américas.
O Brasil representa 70 por cento do resultado da AmBev. Outros mercados relevantes são Argentina, Canadá e Bolívia.

NORTE E NORDESTE
O grupo está destinando recursos, principalmente, a novas fábricas e ampliações no Norte e Nordeste do país. Até outubro, a AmBev anunciará dois novos projetos de expansão, que estão dentro do orçamento de 2010.
Jamel disse que as duas regiões têm crescimento de vendas de cerveja acima da média nacional, pela ascensão das classes C e D. O consumo per capta médio no Brasil é de 60 litros por ano, enquanto no Norte e Nordeste se situa entre 40 e 43 litros.
"Essas duas regiões representam pouco mais de 20 por cento do nosso volume (de vendas). No médio e longo prazo, devem passar a ter um peso mais representativo", disse Jamel.
Nesta manhã, a AmBev divulgou lucro líquido consolidado no segundo trimestre de 1,51 bilhão de reais, alta de 9,8 por cento na comparação anual. O volume total de vendas de bebidas de abril a junho subiu 8,3 por cento contra um ano antes, com alta de 13,7 por cento em cerveja no Brasil.





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