A Petrobras lançará no próximo dia 26 de maio licitação para a construção de 24 navios de apoio às embarcações de petróleo, de um programa total de 146 que serão contratados, segundo informou hoje o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. Além desses navios de apoio, a empresa vai lançar "nos próximos dias", segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, a segunda etapa do Programa de Renovação da Frota de petroleiros, que na primeira fase encomendou 26 unidades.
Nesta segunda etapa, serão mais cerca de 20 unidades, informou o diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa, sem dar o número exato. O diretor ainda informou que, em paralelo ao lançamento deste programa, a Petrobras pretende encomendar diretamente junto à indústria naval dois petroleiros do tipo VLCC (que hoje são os maiores do mundo) e tem seu valor estimado em torno de US$ 180 milhões cada um.
— Serão contratos de afretamento no longo prazo para navios que deverão ser construídos no Brasil — disse.
Outro pacote semelhante, disse Costa, será lançado para a construção de mais navios de transporte de derivados.
— A idéia é que sejam navios construídos no Brasil, a serem tripulados por equipe brasileira, e que serão afretados por um longo prazo, de 15 anos, numa nova modalidade que vamos lançar — explicou.
O diretor defendeu que os investidores ampliem seus negócios na área naval no país.
— Vamos precisar de novas tecnologias, de mais espaço para a construção, de novos estaleiros. ê um excelente momento para o investidor nacional e estrangeiro aplicar recursos no Brasil — disse.
|