Negócio dependeria apenas da definição do preço de aquisição, estimado em € 3,23 bi
A Petrobrás planeja fechar um acordo para comprar, nas próximas semanas, 25% de participação da empresa italiana Eni na portuguesa Galp Energia, segundo o jornal português Diário Econômico, que não revela as fontes. O negócio depende apenas da definição do preço de aquisição, segundo o jornal, que estima em 3,23 bilhões de euros o valor da compra, com base no atual valor de mercado da companhia.
O Diário Econômico diz que a Petrobrás quer fechar o negócio antes do processo de aumento de capital. Ontem, a estatal informou que adiou o aumento de capital para setembro.
A Eni e a companhia portuguesa Amorim Energia têm um pacto de acionistas na Galp até 2013, em que cada uma detém um terço da petroleira. Suas ações estão bloqueadas até o final de 2010. Depois disso, cada parte pode vender sua parcela na Galp, mas apenas como um bloco, e precisa oferecer a participação à respectiva parceira antes.
O Diário Econômico havia reportado, recentemente, que a estatal portuguesa Caixa Geral de Depósitos, que detém 1% de participação na Galp, compraria os 8,34% restantes da Eni.
|