Cachoeirinha, 21/12/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
01/04/2010 - Fluxo fica positivo no mês e recompõe posição de bancos
VOLTAR  
SÃO PAULO - A entrada de dólares no país aumentou na semana passada, compensando as saídas vistas na primeira parte do mês e recompondo a posição de câmbio dos bancos, mostraram dados do Banco Central nesta quarta-feira.
Até o dia 26, o saldo positivo do fluxo cambial era de 1,530 bilhão de dólares. Uma semana antes, o país ainda via saldo negativo de 2,345 bilhões de dólares.
A virada ocorreu por causa da segunda-feira passada, quando o BC registrou a entrada líquida de 2,346 bilhões de dólares, principalmente no segmento financeiro.

Naquela sessão, cinco profissionais em bancos e corretoras haviam relatado à Reuters um ingresso mais intenso de recursos, ao que atribuíram a queda de 1,17 por cento do dólar naquele dia, para 1,779 real.
Segundo o BC, o país tinha até o dia 26 superávit de 1,954 bilhão de dólares em operações comerciais, e déficit de 424 milhões de dólares nas operações financeiras.
O BC informou também a compra de 2,815 bilhões de dólares em leilões com liquidação em março, até dia 26. O dado representa um acréscimo de aproximadamente 400 milhões de dólares em relação ao acumulado até a semana anterior.
A entrada de recursos a um ritmo muito mais intenso que as compras da autoridade monetária inverte uma tendência vista no começo do mês e volta a deixar os bancos com sobra de moeda estrangeira. Com base nos números do BC, os bancos tinham no dia 26 aproximadamente 800 milhões de dólares em posições compradas à vista na moeda norte-americana.

No dia 18, as instituições financeiras tinham 3,356 bilhões de dólares em posições vendidas na divisa norte-americana.
De acordo a opinião de profissionais de mercado ao longo do mês, os bancos venderam dólares ao BC no começo de março já antecipando que uma série de operações no mercado de capitais aumentaria o ingresso de moeda estrangeira.
O próprio diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes, disse na segunda-feira que as instituições financeiras se antecipam ao movimento de fluxo. Ele afirmou ainda que "em uma perspectiva de longo prazo, as atuações do BC procuram acompanhar o fluxo".
"A meta que se persegue é tentar retirar da economia um eventual excesso ou escassez de dólares", explicou.





  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1713273
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269