A inflação segue pressionando o bolso do consumidor em Porto Alegre. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre), divulgado nesta terça-feira (9) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta mais uma vez a aceleração dos preços.
Na primeira semana de março, o índice registrou variação de 1,37%, resultado 0,34 ponto percentual superior ao divulgado na quarta semana de fevereiro, que foi de 1,03%.
De acordo com a FGV, cinco das sete classes de despesa que compõe o índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação. A classe com maior crescimento foi em Alimentação, que passou de 2,09% para 3,08%. O grupo Vestuário também é outro que se destacou, variando de -0,63% para -0,26%. Transportes, com 2,15%, é outro item que pesa no bolso do portoalegrense.
O IPC-S registra a variação de preços em sete capitais, das quais Porto Alegre é a que tem a inflação mais elevada. Logo atrás estão Rio de Janeiro (1,14%), Belo Horizonte (0,85%), São Paulo (0,81%), Recife (0,74%), Brasília (0,40%) e Salvador (única capital da pesquisa a registrar recuo no preços, com inflação de 0,42%).
|