Bolsa de Hong Kong fechou abaixo do nível psicológico dos 20 mil pontos, com temores de aumento do juros
TÓQUIO - Os mercados asiáticos apresentaram forte queda nesta sexta-feira. As bolsas da região foram influenciadas, principalmente, pela elevação da taxa de redesconto nos Estados Unidos, o que aumentou as preocupações sobre o início de uma ação coordenada dos bancos centrais em todo o mundo. Não houve negociações na China e em Taiwan por ser feriado.
Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que fechou abaixo do nível psicológico dos 20 mil pontos, com temores de aumento da taxa de juros. O índice Hang Seng caiu 528,13 pontos, ou 2,6%, e terminou aos 19.894,02 pontos.
Na Coreia do Sul, as ações de bancos e empresas de construção lideraram a queda de 1,7% no índice Kospi da Bolsa de Seul, que fechou aos 1.593,90 pontos.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney declinou 0,4% e fechou aos 4.609,6 pontos. O mercado local se decepcionou também com os resultados trimestrais do National Australia Bank.
O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, perdeu 0,7% e encerrou aos 2.978,53 pontos.
A Bolsa de Cingapura teve baixa, por conta de temores de que a alta na taxa de redesconto do Fed vai conduzir a um aperto generalizado. O índice Straits Times perdeu 0,4% e fechou aos 2.757,14 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,2% e fechou aos 2.554,37 pontos, com vendas de fundos estrangeiros devido à queda no mercado de futuros dos EUA.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve alta de 0,7% e fechou aos 700,44 pontos, por conta de compras de ações do grupo PTT, devido ao otimismo com seus sólidos ganhos no quarto trimestre e o anúncio de que pagará atrativos dividendos.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, caiu 0,1% e fechou aos 1.257,67 pontos, afetado pela decisão do Fed de elevar a taxa de redesconto.
|