A Bolsa de Tóquio apresentou alta modesta nesta quarta-feira, com os investidores trocando as ações da Toyota e de suas subsidiárias pelas dos grupos rivais Honda e Mazda, diante do aprofundamento dos problemas de "recall" da maior montadora japonesa. As dificuldades da Toyota acabaram suprimindo a disposição relativamente compradora que havia no mercado e o índice Nikkei fechou com alta de apenas 33,24 pontos, ou 0,3%, terminando aos 10.404,33 pontos.
Em meio ao maior "recall" de sua história e à suspensão das vendas de seus modelos mais populares, a Toyota viu suas ações despencarem 5,7% depois de informar uma queda de 16% nas vendas de veículos leves nos EUA em janeiro. As subsidiárias que fornecem peças para a Toyota, como Denso e Aisin Seiki, também tiveram forte baixa.
Já as concorrentes da Toyota e de suas subsidiárias experimentaram um rali, uma vez que os traders perceberam a formação de um enorme grupo de ações para a aplicação da estratégia de "pair-trade" (arbitragem entre ações de um mesmo setor). Honda subiu 2,3%, Mazda ganhou 2,5% e Nissan adicionou 1,2%. A fornecedora da Honda Keihin Corp avançou 2,9%, enquanto a Calsonic Kansei, fabricante de peças da Nissan, teve alta de 1,6%.
Embora as companhias japonesas estejam no meio da temporada de divulgação de balanços trimestrais, as blue chips Honda, Sony, Hitachi e outras vão determinar a direção do mercado pelos próximos dias, segundo os analistas. As informações são da Dow Jones
|