A Bolsa de Tóquio perdeu terreno nesta sexta-feira (29), fechando na mínima de cinco semanas. Tanto a desvalorização das ações tecnológicas dos EUA quanto a queda do dólar fizeram estragos, ao mesmo tempo que a reação aos balanços divulgados no Japão provocou volatilidade entre ações de determinadas empresas, como Kyocera, Advantest e NEC. A Europa, por outro lado, abriu o dia em alta, liderada pelos bancos, enquanto os investidores aguardavam pelos números do PIB americano.
O índice Nikkei 225 perdeu 216,25 pontos, ou 2,1%, e fechou aos 10.198,04 pontos, encerrando na mínima intraday e no nível mais baixo desde 21 de dezembro. O Nikkei pode se sustentar nos 10.200 pontos, uma vez que o suporte técnico de longo prazo está um pouco abaixo desse nível, disse Yumi Nishimura, da Daiwa Securities Capital Markets. Outros analistas observaram que as médias móveis de 13 e de 26 semanas agora estão convergindo. O índice, no entanto, recuou 3,7% na semana e acumula perda de 3,3% no ano depois de fechar em queda em oito dos últimos dez pregões.
O dólar chegou a subir para 90,06 ienes no meio do dia, mas não conseguiu se sustentar e foi negociado abaixo dos 90 ienes na maior parte da sessão. Nishimura acrescentou que, apesar da queda geral do mercado, os investidores nesta sexta-feira também estavam seletivos, escolhendo empresas que anunciaram aumento de projeções para o ano fiscal cheio depois do fechamento da Bolsa na véspera.
A Kyocera esteve entre as ganhadoras iniciais, subindo na abertura do pregão depois de anunciar que seu lucro operacional aumentou quase seis vezes no trimestre de outubro a dezembro de 2009 e de impressionar os analistas com uma reluzente estimativa para o ano cheio. Suas ações, no entanto, sucumbiram à pressão da Bolsa em geral e fecharam em queda de 0,1%. A Komatsu também desfrutou de uma abertura forte antes de encerrar com queda de 0,4%. A fabricante de máquinas para construção apresentou lucro líquido de 10,16 bilhões de ienes (US$ 112,613 milhões) no seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em dezembro de 2009, 22% abaixo do obtido no mesmo período do ano anterior, mas muito melhor do que o lucro de 3,4 bilhões de ienes do trimestre de julho a setembro.
As ações do Sumitomo Trust & Banking fecharam em alta de 1,6% depois que a instituição anunciou que seu lucro líquido cresceu para 52,2 bilhões de ienes nos nove meses até dezembro, 2,5 vezes sobre o lucro do mesmo período de 2008. Por outro lado, a gigante de tecnologia NEC perdeu 3,7%, uma vez que o prejuízo líquido de 9,6 bilhões de ienes registrado no seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em dezembro, decepcionou os investidores, apesar de ter sido bem menor do que a perda de 130,8 bilhões de ienes do mesmo período do ano anterior.
Entre as ações altamente voláteis, Advantest desabou 10% e Elpida Memory cedeu 9%, apesar de registrar seu primeiro lucro trimestral em mais de dois anos. "As expectativas eram de uma recuperação muito forte", disse um analista. As informações são da Dow Jones.
|