A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta quarta-feira (27), uma vez que a alta persistente do iene continuou a fazer estragos nas ações das exportadoras, enquanto as da Toyota Motor foram golpeadas pelo quarto dia seguido, desta vez pelas preocupações acerca do anúncio da montadora de que vai suspender as vendas de veículos nos EUA, para os quais havia feito recall por causa de defeitos nos pedais do acelerador. O índice Nikkei 225 caiu 73,20 pontos, ou 0,7%, para 10.252,08 pontos.
O iene atingiu uma máxima de cinco semanas contra o dólar e de nove meses contra o euro, na medida em que persistem as preocupações com o aperto monetário na China e os problemas de dívida na Europa (onde o dia também abriu em baixa, liderada pelo setor bancário). Essas preocupações alimentaram a demanda pela moeda japonesa, considerada um porto seguro.
A Bolsa ficou relativamente alheia à revisão da perspectiva atribuída pela Standard & Poor's ao rating de longo prazo "AA" do Japão, que passou de estável para negativa. "Normalmente isso teria levado o iene a se desvalorizar, mas o impacto das preocupações externas foi maior", disse Hiroichi Nishi, gerente geral da Nikko Cordial Securities.
Os investidores agora aguardam o resultado da reunião do Comitê de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e o discurso sobre o Estado da União, do presidente Barack Obama, ambos previstos para esta quarta-feira. Toyota Motor caiu 4,3% depois de comunicar que sua divisão nos EUA suspendeu as vendas de oito modelos que haviam passado por um recall para conserto de possíveis problemas nos pedais do acelerador. A produção também será suspensa por uma semana. As medidas deverão ter impacto negativo sobre as ações da Toyota no curto prazo, disse o analista Kota Yuzawa, do Goldman Sachs. Como a real duração da suspensão ainda não é conhecida, será difícil medir o impacto sobre os resultados da montadora, afirmou.
Outras ações de exportadoras se enfraqueceram, com quedas de 2% nas da Sony e de 2,8% nas da Canon, depois que o dólar baixou para 89,14 ienes, a menor cotação desde 18 de dezembro e cerca de meio iene abaixo da cotação em Nova York no encerramento da terça-feira. Seven & i Holdings ganhou 3,1% depois de anunciar que vai fechar sua loja de departamentos Seibu, no centro de Tóquio, como parte de uma reestruturação.
Nesta quarta-feira, depois do fechamento da bolsa, e na quinta-feira saem os resultados trimestrais de empresas importantes, como Canon, NEC Eletronics, Nippon Steel, Komatsu, NEC, Nintendo e Kyocera. As informações são da Dow Jones.
|