O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou sensivelmente sua previsão para o crescimento econômico do Brasil em 2010 para 4,7%. Em outubro passado, o FMI previa expansão de 1,2% para o País este ano. Para o próximo ano, a previsão de crescimento da economia brasileira foi elevada de 0,2% para 3,7%.
Na atualização divulgada hoje de seu relatório Perspectivas para a Economia Mundial, o FMI afirma que, depois de dois anos de crise, a economia global se recupera mais rapidamente do que se previa, com o crescimento global devendo passar do território negativo em 2009 para uma expansão de 3,9% este ano e de 4,3% em 2011. Os mercados emergentes, diz o FMI, estão liderando a recuperação. Nos mercados avançados, no entanto, a retomada continua lenta, alerta.
A desigualdade na recuperação, segundo o Fundo, exigirá dos governos uma resposta diferenciada nas estratégias de saída das medidas extraordinárias aplicadas para estimular a economia. "Ao mesmo tempo, alguns mercados emergentes terão de adotar políticas para administrar uma disparada no fluxo de capitais", diz o comunicado no site do FMI.
|