As bolsas asiáticas encerraram os pregões com sinais mistos nesta segunda-feira, entre a reação ao fechamento negativo das bolsas de Nova York na sexta-feira e a demanda sustentada pela procura por pechinchas.
Com o desapontamento diante dos resultados divulgados pelo JPMorgan na sexta-feira, o setor financeiro liderou a baixa da Bolsa de Hong Kong, onde o índice Hang Seng perdeu 0,9% e fechou aos 21.460,01 pontos.
As bolsas da China terminaram com leve alta, ajudadas pela procura por pechinchas, que no final dos pregões impulsionou os papéis das companhias aéreas e das incorporadoras imobiliárias. A expectativa de balanços com aumento dos lucros também contribuiu para a valorização dessas empresas. O índice Xangai Composto, que segue as ações A e B, teve alta de 0,4% e fechou aos 3.237,10 pontos. O Shenzhen Composto ganhou 1,2% e terminou aos 1.240,98 pontos.
No mercado de câmbio, o yuan ficou praticamente estável diante do dólar, uma vez que a paridade central comportou-se da mesma forma. Por volta de 7h30 (de Brasília), no mercado de balcão, o dólar era negociado a 6,8270 yuans, quase inalterado em relação aos 6,8269 yuans do fechamento de sexta-feira. A paridade central foi fixada em 6,8272 yuans por dólar, também praticamente sem alteração em relação aos 6,8271 yuans por dólar da sexta-feira.
Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipei baixou 0,2% e fechou aos 8.337,82 pontos. A procura por pechinchas impediu a ampliação da queda, que foi liderada pelas perdas com ações de bancos.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, recuperou-se de uma queda no início do pregão, graças ao pesado volume de compras por parte dos fundos de pensão do País. Os ganhos das companhias do setor de energia nuclear e de algumas empresas de tecnologia superaram as perdas de alguns papéis do setor financeiro. O índice Kospi encerrou com elevação de 0,6% e fechou aos 1.711,78 pontos.
O fortalecimento dos papéis dos bancos levou a Bolsa de Sydney, na Austrália, a reagir à fraca abertura dos negócios e fechar em alta moderada, apesar da queda em Wall Street, na sexta-feira. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,2% e fechou aos 4.911,1 pontos.
O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, apresentou queda de 0,4% e fechou aos 3.106,30 pontos.
A Bolsa de Cingapura recuperou-se de perdas da manhã e fechou estável, ajudada por ganhos em algumas bolsas regionais e com procura por ofertas dando alta adicional. O índice Straits Times subiu 0,1% e fechou aos 2.912,02 pontos, devido a ganhos de blue chips.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,2% e fechou aos 2.642,55 pontos, pressionado por vendas em ações relacionadas ao petróleo devido à alta de preços da commodity. Também influíram a desvalorização da rupia e as quedas em várias bolsas asiáticas que inspiraram realizações de lucro no mercado local.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,05% e fechou aos 746,89 pontos. Expectativa de se realizar em breve fusão da PTT com suas afiliadas ajudou a compensar as realizações de lucros.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve leve baixa e fechou aos 1.297,99 pontos, liderado por empresas agrícolas e de construção. As informações são da Dow Jones
|