A maior parte das bolsas asiáticas fechou em alta, puxada principalmente pelo setor de tecnologia, sob o estímulo do forte aumento de lucros divulgado ontem pela Intel.
O índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong baixou 0,29% e fechou aos 21.654,16 pontos, pressionado pelas ações das companhias de extração de petróleo, que seguiram a queda dos preços da commodity.
Na China, as bolsas fecharam com ligeira alta graças à procura por pechinchas em ações de bancos e de incorporadoras imobiliárias, uma vez que o otimismo acerca do possível crescimento econômico do país no ano passado, mais do que compensou a preocupação com a possibilidade de o governo adotar novas medidas de aperto monetário. O índice Xangai Composto, que segue as ações A e B, teve alta de 0,3% e fechou aos 3.224,15 pontos. O índice Shenzhen Composto avançou 0,6% e fechou aos 1.226,72 pontos.
Com a paridade central praticamente estável, a cotação do yuan diante do dólar também quase não se alterou. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8269 yuans pouco abaixo dos 6,8273 yuans do fechamento de quinta-feira. A paridade central foi fixada em 6,8271 yuans por dólar, ante 6,8272 yuans por dólar na quinta-feira.
Na Bolsa de Taiwan, o índice Taiwan Weighted terminou o pregão com alta de 0,9%, fechando aos 8.365,99 pontos, também sob liderança do setor de tecnologia.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi avançou 1% e fechou aos 1.701,80 pontos, refletindo os fortes resultados da Intel e as perspectivas que deram suporte aos papéis dos estaleiros.
A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em leve alta depois que o Commonwealth Bank of Austrália melhorou as perspectivas para seus resultados no primeiro trimestre do ano. Os preços das ações dos bancos do país subiram, influenciadas pela notícia. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,03% e fechou aos 4.899,6 pontos.
Nas Filipinas, as realizações de lucros fizeram a Bolsa de Manila fechar em leve baixa, com o índice PSE recuando 0,1% e fechando aos 3.118,47 pontos.
A Bolsa de Cingapura terminou estável, por falta de uma direção firme em meio aos fracos condutores das bolsas regionais antes da divulgação de relação de dados dos EUA e lucros do JP Morgan devido urgência do dia global. O índice Straits Times cedeu 0,04% e fechou aos 2.908,42 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, terminou em ligeira alta, liderado por compras de ações de telecomunicações e relacionadas a produtos de consumo. O principal índice subiu 0,1% e fechou aos 2.647,09 pontos.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc recuou 0,4% e fechou aos 746,52, pressionada por realizações de lucros , com papéis de bancos em baixa seguindo os recente ganhos antes da divulgação dos resultados do quarto trimestre.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve pequena alta de 0,3% e fechou aos 1.298,58 pontos, com realizações de lucros por conta do fim de semana erodindo ganhos da parte da manhã. As informações são da Dow Jones.
|