O balanço da Petrobras, anunciado na última sexta-feira, e o vencimento de opções de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) são destaque desta segunda-feira. “Pela manhã os dois dados devem influenciar a Bovespa”, diz o analista da corretora SLW, Pedro Galdi.
Na agenda de indicadores, está prevista a divulgação do boletim Focus, com a projeção de 100 instituições financeiras para algumas variáveis macroeconômicas. Na última pesquisa, analistas aumentaram a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, de 4,80% para 4,83%. Já a projeção para o juro básico (Selic) manteve-se em 10,50% ao ano.
Ainda no Brasil, sai o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com a variação dos postos de trabalho formais em outubro. No anúncio anterior, foram criados pouco mais de 252 mil vagas de emprego.
Na agenda dos Estados Unidos, as vendas no varejo em outubro têm força para movimentar os negócios nas bolsas de valores. As vendas, que em setembro caíram 1,5%, devem vir positivas no décimo mês do ano. A expectativa é de alta de 0,9%.
Nos EUA, o presidente do Federal Reserve (Banco Central), Ben Bernanke, faz um discurso às 15h15. “O mercado deve olhar co um pouco mais de atenção para observar se a autoridade não trás nenhum temor.”
|