O Banco Central Europeu (BCE) decidiu na quinta-feira manter a taxa básica de juro em 1%, conforme amplamente esperado por economistas, e começará a absorver o excesso de liquidez de seus programas de estímulo na hora certa, disse o presidente da autoridade monetária, Jean Claude Trichet.
"Nem todas as medidas de liquidez serão necessárias na mesma extensão do passado", afirmou Trichet em entrevista coletiva, sem dar detalhes. "O apoio ampliado ao crédito no qual embarcamos não é para sempre."
Ele acrescentou que as medidas já adotadas pelo BCE vão progressivamente ter efeito sobre a economia. Os mercados financeiros rapidamente interpretaram os comentários de Trichet como um indício de que o BCE está começando a pensar na retirada dos programas especiais de estímulo, o que contribui para que o euro ampliasse um pouco os ganhos frente a outras moedas.
Trichet disse ainda que as taxas de juros estão em nível adequado no momento. Segundo ele, o BCE vê mais sinais de recuperação econômica no segundo semestre deste ano e prevê que os preços da zona do euro vão parar de contrair-se nos próximos meses.
No Reino Unido, o Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (BOE) decidiu manter a taxa básica de juro no nível histórico de 0,5%, conforme previsto, e elevar o programa de compra de bônus em outros 25 bilhões de libras, para 200 bilhões de libras, em meio a sinais divergentes sobre a saúde da economia britânica.
A extensão do programa de afrouxamento quantitativo era esperado por economistas, que estavam relativamente divididos sobre o tamanho do aumento. No comunicado, o BOE informou que vê lenta recuperação da economia e que a substancial margem de capacidade ociosa deve persistir, com os elevados níveis de dívida devendo pesar sobre os gastos. O comunicado mencionou ainda que a compra de bônus demorará três meses para ser concluída e que o tamanho do programa será mantido sob revisão.
Muitos analistas esperam que a ata deste encontro, que será publicada em 18 de novembro, mostre o comitê dividido sobre a decisão de estender ou não as medidas de afrouxamento.
|