Os lojistas estão comprovando na prática o que as estatísticas apontam: qualquer reforma de loja aumenta, no mínimo, em 43% o volume de vendas nos três primeiros meses e em 27% durante o primeiro ano. Os números podem ser bem mais expressivos, segundo levantamento do Comitê de Promoção, Trade e Varejo da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). "A melhor reforma de loja que eu já vi teve um aumento de vendas em 127% nos dois primeiros meses e, depois, manteve o crescimento em 82% durante o ano", relata a presidente da ABA, Simone Terra.
A fim de atrair novos consumidores, fidelizar clientes e, consequentemente, incrementar o volume de vendas, as lojas estão se reposicionando, criando novos conceitos e modernizando suas marcas. A estratégia, de acordo com Simone, é acertada e costuma garantir bons resultados. "O consumidor quer ter experiências agradáveis de compra. Ninguém aguenta mais as mesmas coisas. As pessoas querem novidades", comentou a consultora especializada em varejo. "Então, é fundamental investir nisso. Se você não faz, alguém vai fazer", destacou.
Recentemente, a Rainha das Noivas apostou em uma identidade visual renovada, através da logomarca expressa em tons mais intensos e linhas finas, investiu em um novo mix de produtos e, principalmente, na exposição dentro das lojas. As primeiras unidades sob este novo conceito são as de Tramandaí e Passo Fundo. "É um projeto que vem sendo desenvolvido há oito meses, que exigiu estudos muito aprofundados, pesquisas com clientes das lojas, consumidores de produtos de mesa e banho e colabores internos", contou o vice-presidente da rede, Ricardo Wainberg.
Segundo ele, as modificações foram feitas principalmente para fidelizar os clientes, mas acabou atraindo novos consumidores. "Nosso objetivo sempre foi transmitir que a Rainha das Noivas muda em função do seu público, o que chamou a atenção de outros consumidores que também querem ser ouvidos e terem suas vontades atendidas", explica Wainberg. "Mudamos para atender a uma necessidade de mercado. Afinal, temos que nos adaptar ao novo perfil de consumidor."
O resultado da ação foi imediato. As vendas da unidade de Tramandaí cresceram, em setembro deste ano, 130% em comparação às realizadas no mesmo período de 2008. Já na primeira quinzena deste mês, o fluxo de clientes registrado foi em torno de 80% maior do que o atingido no mesmo mês do ano anterior. Até o final do ano, A Rainha inaugura outras duas lojas dentro do novo conceito, uma em Santa Maria e a outra em Bagé. Para 2010, está prevista a construção de mais seis unidades e a reforma de outras oito. "A gente acredita que entre três ou quatro anos revitalize todas as lojas da rede", diz o vice-presidente.
Outra marca que investe a cada sete anos na remodernização do projeto arquitetônico de suas lojas é a Panvel Farmácias. "A gente está sempre se reinventando, procurando o novo. A mudança e a inovação precisam ser constantes", garante o diretor de Marketing da marca, Julio Motin Neto.
As últimas modificações realizadas incluem a divisão das lojas em três modelos distintos: express, que são as lojas de pequeno espaço físico e em locais de extrema conveniência; promocionais, geralmente localizadas em centros urbanos e em zonas de forte concorrência promocional; e bem-estar e beleza, que estão geralmente em shopping centers e zona de poder aquisitivo elevado.
"Hoje a rede está em fase de transformação. O objetivo é que em até quatro anos todas as lojas, hoje 250, estejam dentro desse novo padrão", pontuou Motin Neto. Além das lojas, o uniforme dos colaboradores também será totalmente reformulado.
Outro ponto importante para a Panvel é a marca própria, que em novembro completa 20 anos de mercado. Ao todo, são 470 itens focados no segmento higiene e beleza, que cresce a uma taxa de 15% ao ano. "O Alô Panvel está crescendo 30% este ano. E as lojas, cerca de 15% a 20% após essas modificações", completa ele.
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