Cachoeirinha, 26/04/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
28/09/2009 - Presidente brasileiro se diz otimista e prevê alta de 5% na economia no próximo ano
VOLTAR  
presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem na Venezuela que a economia do País vai crescer 5% em 2010. Funcionários do governo brasileiro já haviam indicado que consideravam a hipótese de elevar a previsão de crescimento para 2010 para 5%, ante previsão anterior de aumento de 4,5%, segundo informações divulgadas no início do mês. A pesquisa Focus, levantamento semanal realizado pelo banco central do Brasil, mostrou em sua última edição que economistas do setor privado preveem que a economia brasileira sofrerá contração de 0,2% neste ano e crescimento de cerca de 4,2% em 2010.

Lula voltou a criticar a maneira com que os países desenvolvidos trataram a crise financeira internacional. No discurso de abertura da 2ª Reunião de Cúpula, com a participação de 30 chefes de Estados e de governo, o presidente brasileiro disse que alguns países ricos foram incapazes de assumir seus erros. “Desde nossa primeira cúpula em Abuja (Nigéria), a economia mundial enfrentou uma das maiores crises de sua história. Incapazes de assumir seus próprios erros, alguns governantes buscam transferir o ônus da crise para os mais fracos”, afirmou.

Ao ressaltar que os países não podem ser complacentes com sinais do retorno à especulação desenfreada, o presidente defendeu a presença do Estado na regulação dos mercados. “A mão visível do Estado deve preencher o vácuo regulatório deixado pela mão invisível do mercado. Não há melhor resposta à crise que a integração. A aposta que fizemos no eixo Sul-Sul foi vitoriosa. Graças ao crescimento das trocas entre a América do Sul e a África.”

Segundo Lula, os países da América do Sul e da África estão construindo uma ponte de diálogo e de colaboração que já levou ao aumento de 50% nas trocas comerciais entre os dois continentes desde a 1º Reunião da Cúpula dos chefes de Estado e de governo realizada há dois anos, na Nigéria, na África. “Queremos fazer da cooperação um fator de emancipação técnica e tecnológica, compartilhando experiências bem-sucedidas em matéria de saúde, agricultura e energia, pois acreditamos no poder de transformação de uma parceria entre as regiões que vivem realidades semelhantes e enfrentam problemas comuns”, disse o presidente.

Para o presidente Lula, os resultados concretos que estão sendo colhidos são visíveis e podem ser constatados pelos números. Nos últimos seis anos, o comércio entre as duas regiões saltou de US$ 6 bilhões para US$ 36 bilhões. Na avaliação do presidente, os sinais de recuperação econômica não autorizam o País a abandonar as medidas de estímulo ao consumo e à produção, nem de combate à pobreza e à fome.





  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1584957
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269