Cachoeirinha, 28/03/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
17/09/2009 - Fábrica de vigas pré-moldadas será inaugurada hoje
VOLTAR  

A obra de extensão do Trensurb de São Leopoldo a Novo Hamburgo dá um grande passo nesta quinta-feira (17). É que será inaugurada uma fábrica de vigas pré-moldadas que funcionará 24 horas por dia e empregará 250 trabalhadores no canteiro central. A iniciativa se dá graças a uma parceria entre a Trensurb e o Consórcio Nova Via.

As vigas pré-moldadas são utilizadas para fazer a sustentação da via férrea. No local, será possível a preparação de três vigas de 58 toneladas ao mesmo tempo, movimentadas por pórticos de grande porte.

Participarão do lançamento o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, e o diretor de contrato do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho.

Confira os detalhes da obra
— O projeto de extensão da Trensurb de São Leopoldo a Novo Hamburgo, que terá 9,3 quilômetros de extensão e todo o trecho em elevada, está com as obras de construção dentro do cronograma previsto. Atualmente estão sendo executados cinco trechos do elevado, incluindo as pontes rodoviária e metroferroviária, além da primeira estação.

— O trecho um, que representa a fase inicial da obra entre o final da Estação São Leopoldo e as margens do Rio dos Sinos, é o perímetro mais avançado da obra. Neste mês de setembro o estaqueamento foi totalmente terminado, os blocos tiveram 92% de conclusão, os pilares, 88% e as travessas, 76%. A conclusão total dos blocos e pilares poderá ser feita ainda neste mês, pois uma interferência que impedia o andamento das obras já foi solucionada.

— As pontes rodoviária e metroferroviária, trecho dois da obra, estão com o andamento prejudicado em função da grande quantidade de chuvas dos últimos dias. Ainda assim, há trabalhos nas cabeceiras secas do rio. Neste perímetro, o estaqueamento está 80% concluído, os blocos têm 20% e os pilares, 12%. Ainda não forram iniciadas as vigas travessas.

— No trecho três, que corresponde ao espaço entre as pontes e as futuras instalações da Estação São Leopoldo, depende do reassentamento das famílias que vivem na Vila dos Tocos. A Trensurb e a Prefeitura de São Leopoldo estão discutindo o assunto para que seja iniciada a transferências das famílias o mais breve possível.

— Entre as futuras instalações das estações Rio dos Sinos e Liberdade fica localizado o trecho quatro. Esta etapa está com 65% dos estaqueamentos concluídos, bem como 51% dos blocos e 12% dos pilares. Assim como no trecho dois, aqui também não foi iniciada a etapa das travessas.

— As obras da Estação Liberdade estão com 100% dos estaqueamentos, blocos e pilares concluídos. E o trecho cinco, que corresponde ao rabicho de manobra desta primeira etapa da extensão também já foi iniciado e conta agora com 22% dos estaqueamentos construídos. No canteiro central, toda a estrutura está finalizada. Além da fábrica de vigas pré-moldadas, que está em operação desde 28 de agosto, a fábrica de lajes pré-moldadas iniciou o funcionamento no dia 14 deste mês.

— A conclusão desta primeira fase e início das operações do metrô até a Estação Liberdade deve acontecer em setembro do ano que vem. O restante da obra será concluído até dezembro de 2011.






  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1564911
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269