Organização Mundial do Comércio (OMS) autorizou, na manhã desta segunda-feira (31), o Brasil a impor retaliações sobre o governo americano em resposta aos subsídios ilegais que a Casa Branca distribui aos produtos de algodão. Porém, a OMC não chegou a um valor fixo e apenas indicou ao Brasil uma fórmula matemática que poderá ser utilizada para calcular a cada ano o valor da retaliação.
O Itamaraty havia pedido para impor sanções de US$ 2,5 bilhões. Os americanos indicaram que somente aceitariam ser retaliados em 1,5% do valor pedido para o Brasil. Nesta manhã, o governo brasileiro está estudando a decisão da OMC, que apenas será tornada pública às 10h do horário brasileiro.
O Grupo Estado apurou com fontes que tiveram acesso aos documentos oficiais que a decisão é mais complexa do que apenas a divulgação de um número para a retaliação. A disputa entre Brasil e Estados Unidos já dura sete anos e, apesar de várias condenações, o governo americano jamais cumpriu a determinação da OMC de retirar os subsídios ilegais ao algodão.
|