O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que até o final do ano o Brasil terá entre 600 mil e 700 mil novos empregos. Ele fez essa estimativa ao comentar o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do (Caged), do Ministério do Trabalho, que registrou 138.402 novos postos de trabalho no mês de julho, o melhor resultado do ano e o sexto mês consecutivo de aumento.
“O resultado demonstra que a economia brasileira já está em recuperação gerando empregos enquanto outras economias ainda gerando desemprego. Saímos na frente e até o final do ano deveremos acumular um resultado de emprego bastante positivo. Eu acho uns 600 mil a 700 mil novos empregos”, relatou o ministro. Mostrando bom humor, Mantega disse que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é mais otimista que ele, pois tem a expectativa de 800 mil a um milhão de novos empregos em 2009. “Tomara que ele esteja certo”, afirmou.
Segundo Mantega, a manutenção do emprego foi fundamental para o País superar a crise porque garantiu a demanda do mercado consumidor, ajudou com que as empresas continuassem a produção. “A crise já está superada no Brasil. Até o final do ano, a economia vai girar mais empregos ainda porque a economia estará mais aquecida”, completou o titular da pasta da Fazenda.
|