O comércio de Porto Alegre estima faturamento entre R$ 43 milhões e R$ 46 milhões nas compras de presentes para o Dia dos Pais, que será comemorado no domingo. A pesquisa Hábitos de Consumo para o Dia dos Pais, elaborada pela Rohde & Carvalho a pedido da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, revela uma perspectiva de crescimento entre 4% a 6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
“Os números mostram uma tendência de continuidade de bons negócios verificados no varejo em julho, especialmente no vestuário e em equipamentos como aquecedor e ar-condicionado”, explica o vice-presidente da CDL, Gustavo Schifino. O frio, portanto, será o principal propulsor das vendas. Chega a 40% a proporção dos presentes que serão itens do vestuário, com destaque para camisa (13%) e calçados (16,5%).
“A pesquisa aponta uma preferência maior dos pais por ganharem artigos jovens, como calças jeans (5,2%) e tênis (9,6% do total de calçados)”, aponta a diretora da Rohde & Carvalho, Suzana Carvalho. O estudo aponta o anseio dos pais em aparentarem ser mais jovens e modernos, citado por 72,6% dos entrevistados, o que deve servir de base para os lojistas na definição das peças a serem expostas nas vitrines. Pouco mais de 85% dos entrevistados deixarão para a última hora as compras de presentes, o que aponta para um final de semana movimentado nos shopping centers e no comércio de rua. “É um alerta para que os comerciantes estejam preparados no próximo final de semana”, observa o vice-presidente.
Schifino atenta para o crescimento da importância da celebração para o varejo da Capital - o Dia dos Pais já é a quarta data para o setor, depois de Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, nesta ordem, e à frente do Dia das Crianças. O tíquete médio se manterá no mesmo patamar do verificado no Dia das Mães - a grande maioria dos mimos terá valor na casa dos R$ 100,00.
Outros perfis levantados são o crescimento da vaidade dos homens (64,4% se reconhecem como vaidosos) e a tendência em efetuarem atividades domésticas (55% nesta edição, diante de 19% em 2006). O estudo também mostra que metade dos homens gosta de passear nos shopping centers. O estudo ouviu 400 pessoas em locais de comércio de rua e em centros comerciais em julho.
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