A Petrobras divulgou nota na noite de terça-feira (28) na qual informa que está entre as dez companhias que mais se valorizaram no mundo neste primeiro semestre e a única brasileira situada entre as dez primeiras no ranking das 300 maiores empresas globais, segundo levantamento da consultoria Ernst & Young. O estudo teve como base o valor das ações da empresa no fim do primeiro semestre e mostra a recuperação dos papéis da Petrobras depois do momento mais crítico da crise mundial em 2008.
Segundo o estudo, o valor de mercado da estatal brasileira passou de US$ 95,9 bilhões para US$ 164,8 bilhões, possibilitando que avançasse da 37ª colocação para a oitava posição no ranking das maiores empresas globais. Apenas três companhias brasileiras foram consideradas na lista das cem maiores empresas da pesquisa. Juntas, as três apresentaram a maior valorização, com um aumento de 101%, percentual bem acima do registrado pelas empresas russas, que acumularam 42% e ficaram com o segundo melhor resultado, diz a nota.
As informações divulgadas pela estatal brasileira indicam que nos Estados Unidos, os papéis da companhia são negociados na Bolsa de Nova York como recibos de ações (ADRs) e que a valorização dos ADRs no primeiro semestre de 2009 foi de, aproximadamente, 67% e 64% para os recibos PBR (ações ordinárias) e PBRA (ações preferenciais), respectivamente.
|