INCLUSÃO DIGITAL – INTERNET – JÁ!
As pesquisas e seus resultados sobre a penetração da internet vão se sucedendo. E dia após dia, numa velocidade maior do que em relação a outras conquistas tecnológicas, mas muito distante do desejado e necessário, a internet vai chegando a mais e mais brasileiros.
Ainda agora o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fecha e revela os dados de sua pesquisa de 2005 e informa que naquele ano “32,1 milhões, dos 154 milhões de habitantes do país, tiveram acesso à rede”. E atribui a baixa penetração da internet em nosso país, coloca como causa número um para essa constatação, a baixa renda da população, e, na seqüência, a escolaridade: “as pessoas que usam a internet têm uma renda média igual ou superior a 1 mil reais, e uma escolaridade média de 5,6 anos”. E os jornais noticiaram a pesquisa com um tom negativo que, no entendimento dos consultores do MADIAMUNDOMARKETING é injustificável. Quase todos os jornais estamparam a seguinte manchete, “SÓ 21% DOS BRASILEIROS USAM INTERNET”. Considerando-se as causas da “baixa adesão” apontadas pelo IBGE, a manchete mais justa talvez fosse, “NÃO OBSTANTE A BAIXA RENDA E ESCOLARIDADE 21% DOS BRASILEIROS JÁ USAM A INTERNET!”
Mas de verdade, essa não é a questão mais importante a ser discutida e nem se deve perder muito tempo nisso. Tudo o que temos que fazer, todos sem exceção e em conjunto, é exigir do GOVERNO que coloque em primeiríssimo lugar, bem acima de todos os demais programas e prioridades, a INCLUSÃO DIGITAL - leia-se internet – JÁ! INCLUSÃO AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.
A tecnologia deu uma segunda oportunidade aos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento do mundo. Alguns estão aproveitando. Nós temos que aproveitar. Não estamos diante de uma questão tautológica, tipo, “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha”. Baixa renda e baixa escolaridade são os dois lados de uma mesma moeda. E a oportunidade que o mundo deu, o ATALHO REDENTOR, capaz de nos possibilitar, como outros países vêm fazendo, repito, tirar a diferença e caminhar, rapidamente para o bloco da frente, é uma fantástica ferramenta batizada por... internet. A ferramenta capaz de atenuar e resolver, muito rapidamente, o problema da BAIXA ESCOLARIDADE, que acaba desembocando na BAIXA RENDA.
Assim, e a partir de hoje, insistiremos nesse tema/BANDEIRA – INCLUSÃO DIGITAL, JÁ! – neste Landmarketing, conclamando a todos os brasileiros que adiram à causa, manifestando-se e pressionando nossos representantes e autoridades nessa direção. Com a democratização, na cobertura e uso, da mais que democrática internet, estaremos caminhando de forma acelerada na solução de nossos mais graves problemas: educação e saúde; e, simultaneamente aproximando mais os brasileiros, possibilitando uma convivência, ainda que virtual, maior, mais intensa e solidária, semeando uma nova e moderna consciência política, e, quem sabe, nos preparando para um novo sistema de representação; democratizando o acesso a oportunidades de negócios e trabalho; e muito e muito mais.
Se você concorda com esse pensamento, ALISTE-SE. E alistar-se é passar esse mesmo entendimento a seu círculo de relacionamento, num processo de disseminação verdadeiramente patriótico e redentor. Se você não concorda, ao menos mantenha-se aberto e receptivo à troca de idéias, sem abrir mão, claro, de seu poder de crítica.
MML – FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA, escrevendo este comentário, enquanto assiste e simultaneamente a Missa do PAPA em Aparecida, e a vitória de MASSA em Barcelona.
|