Dez dicas para trabalhar em equipe
1. Seja paciente. Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas; por isso, é imprescindível ser paciente. Exponha seu ponto de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer.
2. Aceite a idéia do colega de trabalho. Muitas vezes é difícil aceitar que não temos razão, mas é importante reconhecer que a idéia do outro seja melhor que a nossa. Mais importante que o orgulho é o objetivo em comum do grupo.
3. Não critique os colegas. Conflitos podem surgir, mas é importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Critique as idéias, nunca as pessoas.
4. Saiba dividir. É fundamental compartilhar responsabilidades e informações.
5. Trabalhe. Faça sempre o melhor que puder.
6. Seja participativo e solidário. Procure ajudar os colegas sempre que necessário.
7. Utilize o diálogo. Se houver algum problema, sempre recorra a este recurso.
8. Faça planejamento. Quando várias pessoas trabalham em conjunto é natural que haja dispersão. O planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz.
9. Evite a acomodação. Não se deixe cair no "pensamento de grupo". Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes.
10. Aproveite o trabalho em equipe. Afinal, ele é uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas e de aprender com eles
|